quarta-feira, 31 de março de 2010
Louro João quer a liberdade!
Hoje no programa Capitão Barcelos quer ajudar Ana Maria Braga. Cuca pensa em ajudar o Saci a combater os caçadores. Bacamarte na venda do Elias, desconfiam de algo. Capitão Barcelos se arruma e vai até o estúdio do Mais Você. Ana Maria Braga explica a situação. Zé Carijó começa a ter medo do Quindim. Essa Miloca! Louro João fica triste. Tetéia vê e avisa para Candoca. Emília fica em dúvida se a Cuca vai conseguir acabar com os caçadores. Candoca joga o sapato em Tetéia e a manda buscar semente de girassol na venda do Elias. A Criada sai e a filha do Coronel cisca algumas migalhas no prato. Pesadelo serve café para Cuca. O Monstro confundiu o pó da Carochinha com café. Tetéia pede as sementes, manda colocar na conta de Bacamarte e Nicanor e sai correndo. Os caçadores vão atrás, mas não a encontram. Bacamarte diz que reconheceu a mulher. É a criada de Candoca. Os caçadores ficam tristes, pois a perderam. Eles voltam para a venda.
Ana Maria Braga tem uma ideia!
Hoje no programa Candoca leva o Louro João para a fazenda do seu pai e o prende em uma corda. Ela quer vender a ave. Miloca fala para Barnabé e Zé Carijó que manter um rinoceronte é crime. Ela explica que o bicho pode ficar bravo. Nastácia fala para Emília que achou o Louro João dentro de uma sacola na venda do Elias. A Turminha vai até lá. Elias fala que teve um homem querendo vender bichos para ele. Emília avisa que era o caçador. A Boneca abre sua canastra e os seus besouros espiões saem de lá. Os caçadores conversam. Emília manda Casca e Cascadura irem chamar os caçadores até a venda. Todos voltam ao Sítio. A Boneca chama o Saci. Nicanor e Bacamarte conversam. Os besouros escondidos falam para eles irem até a venda. Bacamarte pensa que foi uma ideia de seu amigo. Amanhece. Nastácia vê TV e fala com Ana Maria Braga sobre o sumiço do irmão do Louro José. A apresentadora tem uma ideia. Cuca manda seu morcego avisar para o sindicato das bruxas o que aconteceu com Carochinha e descobrir sobre a tesoureira. Saci aparece e avisa que tem caçadores na mata. Nicanor e Bacamarte falam com Elias. O Dono da venda avisa que quer comprar os animais para vender. Tudo não passa de um plano da Emília. Um homem conversa pelo telefone com Ana Maria Braga.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Louro João é capturado por Candoca!
Hoje no programa Carochinha e Emília se olham. Miloca finge que está preocupada com sua irmã. Benta e Nastácia saem para pegarem um chá para a mulher. Miloca para de se fingir e olha pela janela, ela vê o Quindim. Emília fala para a Carochinha que o duelo tem que ser justo. As duas se viram de costas. Narizinho começa a contar. A Barata trapaceia e lança um raio em direção a Emília. A Boneca desvia e Cuca é acertada. A Bruxa desmaia. Emília joga inseticida na barata e ela vira pó. Candoca volta ao normal. Miloca diz ao Quindim que não quer mais prende - lo e pede para o rinoceronte contar a sua história. Tetéia conversa com o Louro João. Cuca acorda. Turma do Sítio se preocupa. A Bruxa pega o pó de sua amiga e leva embora. Pedrinho, Narizinho e a boneca comemoram. Candoca percebe que Nicanor e Bacamarte são contrabandistas. A Filha do coronel promete não contar nada, mas em troca quer pele de onça. Os caçadores avisam que tem um Louro azul muito mais valioso. Candoca fica interessada. Tetéia sente saudades da patroa. Candoca aparece e avisa que elas vão pegar um Louro Azul. A Criada avisa que tem um na cozinha. Emília não acha o papagaio. Candoca sai do Sítio com o Louro amarrado.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Emília quer enfrentar Dona Carochinha!
Hoje no programa Emília promete para Louro João que vai dar um jeito nos caçadores, mas antes precisa dar uma lição nas bruxas. Tetéia conta para Miloca o sumiço da irmã, ela nem se importa. Benta e Nastácia ficam pasmas. Miloca começa inventa que fica preocupada com sua irmã. Pesadelo prepara uma panela para poder cozinhar a perua. Candoca inventa que está com dor de barriga. Pesadelo sai para pegar algumas ervas, deixando a perua amarrada. Nicanor e Bacamarte ouvem barulhos e se escondem. A Perua cai na armadilha dos dois. Emília vai com Tio Barnabé até a Venda do Elias. A Boneca pede para o dono do local uma inseticida para baratas. Emília volta ao sítio e manda os seus besouros avisarem Carochinha que ela está querendo duelar com a barata. Carochinha e Cuca aceitam. Os espiões dão o recado para a boneca. Dona Benta chega e diz que é perigoso mexer com veneno. Emília inventa uma história e a avó acredita. Nicanor e Bacamarte tiram a perua da armadilha e a levam para o esconderijo. Os dois ficam pasmos ao descobrirem que é a Candoca. Pesadelo não encontra sua comida. Barnabé fala para Benta que Emília pegou inseticida de Barata. Nastácia e a avó ficam pasmas. A Boneca e os primos chegam no local marcado. Cuca e Carochinha aparecem. Emília e a barata se olham.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Candoca é capturada por Pesadelo!
Hoje no programa Cuca manda Saci e Carochinha pararem de brigar. Tetéia fica tonta. Emília acha que é algum feitiço das bruxas. A Boneca vudu cai da mão de Carochinha e vai parar dentro do caldeirão. A criada de Candoca sente calor pelo corpo. Emília joga água na mulher. Saci pega o lenço e some. A Barata fica brava. Cuca avisa que tem um feitiço melhor. Os caçadores montam uma armadilha no meio da mata para prender o papagaio azul. Saci aparece no Sítio e conta para todos sobre o feitiço. Tetéia tem de volta o seu lenço. Nastácia leva Candoca para o Zé Carijó cuidar. Miloca aparece no Sítio e Quindim fica com medo. A Filha do coronel inventa uma história. Zé deixa a perua no chão e vai catar minhocas. Pesadelo aparece e leva Candoca. Tetéia vai pegar a sua patroa para mostrar a Miloca, mas não a encontra. Louro João fala para Emília que ainda tem medo dos caçadores.
Resultado da enquete!
O episódio os Bandeirantes conquistou o público com a lenda de Bartolomeu Bueno da Silva e sua filha Gavita.
ótimo-100%
bom-000%
+ ou --000%
regular-000%
ruim-000%
ótimo-100%
bom-000%
+ ou --000%
regular-000%
ruim-000%
quarta-feira, 24 de março de 2010
Tetéia sofre!
Hoje no programa a turma do Sítio comemora, pois deram uma lição nos caçadores. Pesadelo pega o lenço de Tetéia pensando que era uma roupa da Emília. A Turma tira Barnabé e Zé da fantasia de rinoceronte. O Monstro leva para a Carochinha o lenço. A Barata coloca o pano em uma cópia de Emília e começa a espetar a boneca com uma agulha. É vudu. Tetéia começa a sentir pinicadas em seu corpo. Ela grita, todos se preocupam. Os caçadores tentam se recuperar das chifradas do Quindim. Candoca ainda está transformada em Perua. Todos do Sítio observam Tetéia voar e sentir dores pelo corpo. Saci aparece na gruta e quer descobrir o que as bruxas estão aprontando. O Diabinho de uma perna só puxa a boneca e Carochinha também. Tetéia sofre. Emíia acha que é algum feitiço.
terça-feira, 23 de março de 2010
Quindim é salvo!
Hoje no programa Amanhce. Miloca acorda no meio da mata e não acredita que os caçadores a deixaram ali. Nicanor e Bacamarte voltam para o esconderijo com dores, pois a Cuca se vingou deles. Miloca volta para a fazenda de seu pai e não encontra Tetéia e sua irmã. Nastácia dá comida para as galinhas. A Criada da Candoca aparece e pede ajuda de Nastácia para fazer a patroa voltar ao normal. Emília coloca um disfarce de boneca em Louro João e quer salvar o Quindim. Na cozinha, Nastácia avisa que Emília pode ter alguma ideia para salvar Candoca.Tetéia come caju e suja seu lenço. A cozinheira pega, lava e pendura no varal. Tio Barnabé e Zé Carijó vestem uma fantasia de rinoceronte, Nastácia vê. Carochinha manda Pesadelo pegar alguma roupa da Emília. Os caçadores entram no Sítio e vêem o falso Quindim. Nastácia tira algumas roupas do varal. Pesadelo vê o lenço de Tetéia e acha que é uma roupa da Emília. Barnabé e Zé param para descansarem disfarçados de rinoceronte. Nicanor e Bacanarte jogam uma rede em cima do animal falsificado. Quindim aparece e dá chifradas neles. Pedrinho joga pedras nos contrabandistas, que fogem. Todos comemoram.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Dona Carochinha tem um plano!
Hoje no programa Emília fica aflita, pois acha que tem alguma coisa estranha para acontecer. Cuca quer invadir a casa. Carochinha pede para ela se acalmar. A Barata já tem um plano. Miloca e os caçadores andam pelo Sítio. Quindim foge. Bacamarte vê um movimento e joga um laço na Cuca. A filha do coronel e os caçadores puxam a Cuca sem perceberem quem foi que eles prenderam. Carochinha tenta ajudar sua amiga. Pedrinho ouve barulhos e avisa para Emília e Louro João. Miloca é puxada e desmaia ao ver Cuca e Carochinha. A Barata escuta passos e foge. Cuca fica. Nicanor e Bacamarte se aproximam e colocam a bruxa dentro de um saco, pensando que é o rinoceronte. Pedrinho corre para fora da casa. Emília esconde o Louro João dentro do baú do quarto de Narizinho. O Neto de Dona Benta pensa que os caçadores pegaram o Quindim. Mas o rinoceronte está bem. Bacamarte e Nicanor colocam Miloca no meio do mato e andam com o prisioneiro a caminho da casa de Teodorico. Eles abrem o saco e Cuca aparece. A Bruxa joga Bacamarte para longe e faz Nicanor desmaiar. Louro João conversa com Emília. Dona Carochinha tem um plano para pegar Emília e o papagaio.
sábado, 20 de março de 2010
O sumiço do Príncipe Escamado.
No Reino das Águas Claras, Dona Aranha entra no salão Real e avisa ao Príncipe Escamado que caiu uma tesoura em uma de suas patas. O Rei chama Doutor Caramujo e pede para ele cuidar da Dona Aranha. Narizinho e Emília conversam na beira do ribeirão. A Menina diz que está com saudades de todos do Reino das Águas Claras. No Sítio Visconde senta em baixo de uma jaqueira para ler um livro. Dona Carochinha entra no Reino e pergunta sobre o Pequeno Polegar. O Príncipe avisa que o pequenino não esteve por ali. A Barata sai e encontra o personagem escondido. Ela pega o Polegar e fica com raiva do Príncipe, por te - la enganado. Nastácia e Dona Benta conversam na cozinha. Saci pega o cachimbo do Tio Barnabé e aparece na gruta da Cuca. Nastácia grita para todos almoçarem. Pedrinho pede para Emília ir procurar o Visconde. Os besouros vêem o sabugo e avisam para Emília que uma jaca caiu em cima do boneco. Emília corre para avisar todos na sala. Pedrinho, Narizinho e a boneca vão até o local e vêem o sabugo inconsciente. Emília tenta o faz de conta, mas não funciona. Pedrinho pega o seu boneco e leva para dentro. Zé Carijó vai pescar. Nastácia faz um novo Visconde. Saci incomoda a prima. Cuca sai da caverna a procura de comida. Rabicó anda pela mata a procura de comida. O Visconde não acorda. Narizinho resolve chamar o Doutor Caramujo. Narizinho pula no rio e pede ajuda. Príncipe manda o doutor ir ajudar. O rei sai e ouve barulhos. Doutor Caramujo olha o Visconde. Major agarra e não larga mais avisa para Dona Aranha que o príncipe desapareceu.Dona Aranha se desespera com o sumiço do Príncipe. No Sítio Doutor Caramujo espreme o sabugo e tira o caldo da ciência dele. Cuca volta para a gruta satisfeita com o que comeu. Doutor joga o caldo em cima do novo Visconde e o boneco volta ao normal. O médico volta para o Reino e descobre o sumiço do rei, ele resolve pedir ajuda da turma do Sítio. Zé Carijó chega com peixes da pescaria na casa do Tio Barnabé. Anoitece. Dona Benta termina de contar uma história e logo depois todos vão dormir. Um jabuti do Reino das Águas Claras leva uma carta para o Sítio. Doutor e Dona Aranha querem o Príncipe de volta. Jabuti bate na porta. Emília ouve algo, mas Narizinho a manda dormir. Jabuti deixa a carta na frente da porta. Amanhece. Narizinho sai para falar com o Rabicó e vê a carta, ela se desespera.
Dona Benta e Nastácia se preocupam. Pedrinho anda na mata com o Visconde e grita pelo Saci. O Diabinho de uma perna só aparece. O menino pede para seu amigo se a Cuca não tem haver com o sumiço do Príncipe Escamado. Saci vai até a gruta e a bruxa diz que não come peixe. Narizinho e Emília andam pelo Reino das Águas Claras. Capitão Gancho e seus piratas invadem o reino. A Menina e a boneca se escondem. Doutor Caramujo vê os piratas indo para o salão real corre. Saci fala para Pedrinho e Visconde que a Cuca não come peixe. Doutor avisa a todos os moradores do Reino. Os Piratas aparecem. O Médico foge. Emília e Narizinho observam. Doutor chega do lado de fora do ribeirão e encontra Pedrinho e Visconde. Ele avisa sobre a invasão.
Pedrinho e Visconde ficam pasmos com a notícia do Doutor Caramujo. Nastácia leva água para Dona Benta. A avó quer fazer algo. Narizinho e Emília se escondem no Reino das Águas Claras. Do lado de fora, Visconde fica desconfiado. Pedrinho pensa em algum plano. Capitão Ganho anda pelo reino e encontra Emília e Narizinho. Elas tentam fugir, mas outros piratas aparecem e as pegam. Dona Aranha vê e aproveita para fugir. A Costureira do reino chega do lado de fora do ribeirão e encontra o seus amigos. Ela avisa o que houve. Doutor Caramujo, Pedrinho e Visconde se preocupam.Dona Benta e Tio Barnabé se preparam para sair e procurar a turminha. Nastácia diz que também vai. A cozinheira pega a vassoura e todos saem. Emília e Narizinho são presas no calabouço do reino. Capitão Gancho feliz com a fortuna. Emília usa o faz de conta e a porta do calabouço se abre. A Boneca e a Narizinho saem e querem descobrir o que houve com o Príncipe. Pedrinho e os outros não sabem o que fazer. Cuca vê em seu caldeirão Barnabé, Benta e Nastácia. A Bruxa faz a floresta ficar escura e os velhos se perderem.
Dona Benta e Nastácia se preocupam. Pedrinho anda na mata com o Visconde e grita pelo Saci. O Diabinho de uma perna só aparece. O menino pede para seu amigo se a Cuca não tem haver com o sumiço do Príncipe Escamado. Saci vai até a gruta e a bruxa diz que não come peixe. Narizinho e Emília andam pelo Reino das Águas Claras. Capitão Gancho e seus piratas invadem o reino. A Menina e a boneca se escondem. Doutor Caramujo vê os piratas indo para o salão real corre. Saci fala para Pedrinho e Visconde que a Cuca não come peixe. Doutor avisa a todos os moradores do Reino. Os Piratas aparecem. O Médico foge. Emília e Narizinho observam. Doutor chega do lado de fora do ribeirão e encontra Pedrinho e Visconde. Ele avisa sobre a invasão.
Pedrinho e Visconde ficam pasmos com a notícia do Doutor Caramujo. Nastácia leva água para Dona Benta. A avó quer fazer algo. Narizinho e Emília se escondem no Reino das Águas Claras. Do lado de fora, Visconde fica desconfiado. Pedrinho pensa em algum plano. Capitão Ganho anda pelo reino e encontra Emília e Narizinho. Elas tentam fugir, mas outros piratas aparecem e as pegam. Dona Aranha vê e aproveita para fugir. A Costureira do reino chega do lado de fora do ribeirão e encontra o seus amigos. Ela avisa o que houve. Doutor Caramujo, Pedrinho e Visconde se preocupam.Dona Benta e Tio Barnabé se preparam para sair e procurar a turminha. Nastácia diz que também vai. A cozinheira pega a vassoura e todos saem. Emília e Narizinho são presas no calabouço do reino. Capitão Gancho feliz com a fortuna. Emília usa o faz de conta e a porta do calabouço se abre. A Boneca e a Narizinho saem e querem descobrir o que houve com o Príncipe. Pedrinho e os outros não sabem o que fazer. Cuca vê em seu caldeirão Barnabé, Benta e Nastácia. A Bruxa faz a floresta ficar escura e os velhos se perderem.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Chapeuzinho Vermelho.
Chapeuzinho aparece pelo Capoeirão!
Anoitece no Sítio do Picapau Amarelo. Tia Nastácia acende o lampião e chama todos, pois a história vai começar. Dona Benta senta em sua cadeira de balanço e começa a contar a história da Chapeuzinho Vermelho. Depois de muito tempo, a cozinheira apaga o lampião. Pedrinho, Emília e Narizinho abraçam a avó e vão dormir. Dona Benta vai para o seu quarto. Nastácia fecha a casa e escuta uivos, ela faz várias cruzes com a mão. Barnabé termina de rezar e também ouve uivos. Narizinho dorme e Emília ouve os barulhos vindo da mata. Saci observa algo no capoeirão. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Emília diz que vai sair, ela chama o Rabicó para ir junto. O Porco não aceita, a boneca oferece casca de abóbora e ele vai junto. Chapeuzinho vermelho anda pelo capoeirão, ela para no ribeirão para beber água. O Lobo mau aparece e a menina se espanta.
Lobo Mau aparece. Chapeuzinho Vermelho grita e corre. Emília e Rabicó ouvem os gritos. O Porco corre de medo e se perde da boneca. Emília fica danada. Chapeuzinho se esconde e o lobo não a acha, ele fica furioso. Nastácia faz os seus famosos bolinhos de chuva. Pedrinho e Narizinho aparecem e perguntam sobre a boneca. As duas velhas se preocupam. Lobo anda pelo capoeirão e escuta passos. Chapeuzinho Vermelho fica aliviada, pois está livre do malvado. Rabicó anda pela mata. Lobo mau aparece e o prende. O Leitão fica com medo.
Lobo Mau prende Rabicó. Emília acha que tem algo de estranho acontecendo. No Sítio, Pedrinho e Narizinho tem uma sensação de que a boneca está tramando alguma. Nastácia e Dona Benta fazem um bolo. O Lobo prepara uma fogueira para assar o porco. Saci observa. Barnabé e Nastácia conversam sobre o uivo na cozinha. Dona Benta chega e estranha, pois no Brasil só existe o lobo guará e no capoeirão não tem. Chapeuzinho anda pela mata a procura da casa de sua avó, já que a velha resolveu se mudar. Cuca observa escondida. A Bruxa faz um feitiço e a menina desmaia. Emília vê.
Emília vê Cuca fazendo Chapeuzinho Vermelho desmaiar. Saci observa o Lobo Mau preparando a fogueira para assar o Rabicó. O Diabinho de uma perna só vai até o Sítio com o redemoinho e avisa para Pedrinho e Narizinho. Os primos saem escondidos. Visconde vê as crianças. pO sabugo pega a canastra da Emília e sai. Nastácia pergunta para Quindim e Conselheiro se eles viram a turminha, eles respondem que não. A Cozinheira corre para a biblioteca e avisa Dona Benta. As duas ficam preocupadas com o sumiço da cambadinha.Nastácia e Dona Benta tentam se acalmar. Saci, Pedrinho e Narizinho chegam no local onde o lobo vai assar o Rabicó. O Diabinho de uma perna só usa o redamoinho e tonteia o lobo. Pedrinho e Narizinho salvam o porco. Emília observa Cuca amarrando Chapeuzinho Vermelho. A Boneca olha para a mata e encontra o Visconde com sua canastra. O Sabugo fica feliz por ver a sua amiga. Emília pega o pó de Pirlimpimpim que está em sua canastra e joga na Cuca. A Bruxa some. Chapeuzinho é salva. Pedrinho e Narizinho chegam ao Sítio com Rabicó. Logo depois Emília, Visconde e Chapeuzinho. O Lobo Mau desiste de procurar o porco e resolve atacar a casa da avó da Chapeuzinho que se mudou para o Capoeirão.
Lobo Mau quer comer a avó da Chapeuzinho. Nastácia e Dona Benta ficam felizes por ver a turminha de volta, elas tratam a visita com carinho. Anoitece. Barnabé ouve novamente os uivos. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Chapeuzinho avisa que tem que levar a cesta de doces para avó. Nastácia vai para cozinha pegar a cesta e vê o Rabicó remexendo na cozinha. A Cozinheira o ameaça com a vassoura. O Porco corre e esbarra no Quindim e no Conselheiro. O Leitão continua correndo. Cuca aparece em uma praia e já que está ali resolve aproveitar. Lobo chega na casa da avó da Chapeuzinho e bate na porta. A Velha vê o malvado pela janela.
A avó da Chapeuzinho vê o lobo e sai pela porta do fundo. O Malvado entra e percebe que a velha fugiu, ele sai. Cuca curte a praia. Chapeuzinho se despede de todos. A avó da menina do capuz vermelho corre pela mata. Lobo também corre. Chapeuzinho está prestes a sair. Emília vê a avó e o lobo se aproximando do Sítio. A avó bate na porta. Nastácia abre e deixa ela entrar. Lobo vê o Quindim e o amarra. Chapeuzinho abraça a avó. Lobo Mau anda pelo Sítio e amarra Conselheiro. Barnabé acha o Sítio muito calmo. Lobo encontra o Rabicó e o amarra. Dona Benta está com medo, pois pode ser comida. O Malvado quer comer o porco. Rabicó com medo conta onde está Chapeuzinho. Lobo sai correndo. Emília e Visconde vêem o lobo se aproximando da casa, todos ficam com medo. O Lobo se aproxima da casa, todos ficam com medo. Saci aparece no Sítio e desamarra Quindim, Conselheiro e Rabicó. Emília avisa que a união faz a força e precisam lutar. O Malvado invade a casa. Todos lutam como pode. Barnabé ouve gritos e corre para ajudar. Saci, Quindim, Conselheiro e Rabicó chegam para ajudar. O Lobo foge. Todos felizes. Cuca não consegue se divertir na praia, pois todos acham que ela está usando fantasia. A bruxa volta para a gruta e resolve tomar banho de Sol no capoeirão. Saci atrapalha a sua prima. A avó e Chapeuzinho agradecem e vão embora.
Anoitece no Sítio do Picapau Amarelo. Tia Nastácia acende o lampião e chama todos, pois a história vai começar. Dona Benta senta em sua cadeira de balanço e começa a contar a história da Chapeuzinho Vermelho. Depois de muito tempo, a cozinheira apaga o lampião. Pedrinho, Emília e Narizinho abraçam a avó e vão dormir. Dona Benta vai para o seu quarto. Nastácia fecha a casa e escuta uivos, ela faz várias cruzes com a mão. Barnabé termina de rezar e também ouve uivos. Narizinho dorme e Emília ouve os barulhos vindo da mata. Saci observa algo no capoeirão. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Emília diz que vai sair, ela chama o Rabicó para ir junto. O Porco não aceita, a boneca oferece casca de abóbora e ele vai junto. Chapeuzinho vermelho anda pelo capoeirão, ela para no ribeirão para beber água. O Lobo mau aparece e a menina se espanta.
Lobo Mau aparece. Chapeuzinho Vermelho grita e corre. Emília e Rabicó ouvem os gritos. O Porco corre de medo e se perde da boneca. Emília fica danada. Chapeuzinho se esconde e o lobo não a acha, ele fica furioso. Nastácia faz os seus famosos bolinhos de chuva. Pedrinho e Narizinho aparecem e perguntam sobre a boneca. As duas velhas se preocupam. Lobo anda pelo capoeirão e escuta passos. Chapeuzinho Vermelho fica aliviada, pois está livre do malvado. Rabicó anda pela mata. Lobo mau aparece e o prende. O Leitão fica com medo.
Lobo Mau prende Rabicó. Emília acha que tem algo de estranho acontecendo. No Sítio, Pedrinho e Narizinho tem uma sensação de que a boneca está tramando alguma. Nastácia e Dona Benta fazem um bolo. O Lobo prepara uma fogueira para assar o porco. Saci observa. Barnabé e Nastácia conversam sobre o uivo na cozinha. Dona Benta chega e estranha, pois no Brasil só existe o lobo guará e no capoeirão não tem. Chapeuzinho anda pela mata a procura da casa de sua avó, já que a velha resolveu se mudar. Cuca observa escondida. A Bruxa faz um feitiço e a menina desmaia. Emília vê.
Emília vê Cuca fazendo Chapeuzinho Vermelho desmaiar. Saci observa o Lobo Mau preparando a fogueira para assar o Rabicó. O Diabinho de uma perna só vai até o Sítio com o redemoinho e avisa para Pedrinho e Narizinho. Os primos saem escondidos. Visconde vê as crianças. pO sabugo pega a canastra da Emília e sai. Nastácia pergunta para Quindim e Conselheiro se eles viram a turminha, eles respondem que não. A Cozinheira corre para a biblioteca e avisa Dona Benta. As duas ficam preocupadas com o sumiço da cambadinha.Nastácia e Dona Benta tentam se acalmar. Saci, Pedrinho e Narizinho chegam no local onde o lobo vai assar o Rabicó. O Diabinho de uma perna só usa o redamoinho e tonteia o lobo. Pedrinho e Narizinho salvam o porco. Emília observa Cuca amarrando Chapeuzinho Vermelho. A Boneca olha para a mata e encontra o Visconde com sua canastra. O Sabugo fica feliz por ver a sua amiga. Emília pega o pó de Pirlimpimpim que está em sua canastra e joga na Cuca. A Bruxa some. Chapeuzinho é salva. Pedrinho e Narizinho chegam ao Sítio com Rabicó. Logo depois Emília, Visconde e Chapeuzinho. O Lobo Mau desiste de procurar o porco e resolve atacar a casa da avó da Chapeuzinho que se mudou para o Capoeirão.
Lobo Mau quer comer a avó da Chapeuzinho. Nastácia e Dona Benta ficam felizes por ver a turminha de volta, elas tratam a visita com carinho. Anoitece. Barnabé ouve novamente os uivos. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Chapeuzinho avisa que tem que levar a cesta de doces para avó. Nastácia vai para cozinha pegar a cesta e vê o Rabicó remexendo na cozinha. A Cozinheira o ameaça com a vassoura. O Porco corre e esbarra no Quindim e no Conselheiro. O Leitão continua correndo. Cuca aparece em uma praia e já que está ali resolve aproveitar. Lobo chega na casa da avó da Chapeuzinho e bate na porta. A Velha vê o malvado pela janela.
A avó da Chapeuzinho vê o lobo e sai pela porta do fundo. O Malvado entra e percebe que a velha fugiu, ele sai. Cuca curte a praia. Chapeuzinho se despede de todos. A avó da menina do capuz vermelho corre pela mata. Lobo também corre. Chapeuzinho está prestes a sair. Emília vê a avó e o lobo se aproximando do Sítio. A avó bate na porta. Nastácia abre e deixa ela entrar. Lobo vê o Quindim e o amarra. Chapeuzinho abraça a avó. Lobo Mau anda pelo Sítio e amarra Conselheiro. Barnabé acha o Sítio muito calmo. Lobo encontra o Rabicó e o amarra. Dona Benta está com medo, pois pode ser comida. O Malvado quer comer o porco. Rabicó com medo conta onde está Chapeuzinho. Lobo sai correndo. Emília e Visconde vêem o lobo se aproximando da casa, todos ficam com medo. O Lobo se aproxima da casa, todos ficam com medo. Saci aparece no Sítio e desamarra Quindim, Conselheiro e Rabicó. Emília avisa que a união faz a força e precisam lutar. O Malvado invade a casa. Todos lutam como pode. Barnabé ouve gritos e corre para ajudar. Saci, Quindim, Conselheiro e Rabicó chegam para ajudar. O Lobo foge. Todos felizes. Cuca não consegue se divertir na praia, pois todos acham que ela está usando fantasia. A bruxa volta para a gruta e resolve tomar banho de Sol no capoeirão. Saci atrapalha a sua prima. A avó e Chapeuzinho agradecem e vão embora.
Louro José se preocupa com o irmão!
Hoje no programa Emília decide se vingar da Dona Carochinha e da Cuca, mas antes que dar um jeito nos caçadores. Carochinha e Cuca brigam. Pesadelo tenta interromper e leva a pior. Bacamarte, Nicanor e Miloca planejam como vão entrar no Sítio. Tetéia dá comida para Candoca transformada em perua. Candoca pede algumas minhocas. A Criada vai atrás. Zé Carijó é o guarda do Quindim. Conselheiro acha graça. Bacamarte conta para Nicanor que a ave está no Sítio do Picapau Amarelo. Na Central Globo de Produção, Ana Maria Braga começa o seu programa e anuncia que o irmão de Louro José desapareceu. Nastácia vê o programa Mais Você e fala com a apresentadora pela TV. Louro José se acalma. A Cozinheira oferece um café para Ana. Carochinha avisa que para acabar com Emília precisam de uma pena de papagaio azul. A Bola de cristal mostra a ave no Sítio. Miloca e os caçadores entram no Sítio e vêem o Quindim com o guarda, eles resolvem esperar a noite cair. Anoitece. A Filha do Coronel, Nicanor e Bacamarte andam a procura do rinoceronte. Zé Carijó dorme. Cuca e Carochinha chegam nas terras de Dona Benta. Quindim vê. Emília olha pela janela.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Emília tem o faz-de-conta novamente!
Hoje no programa Nastácia se espanta com o Louro João dentro da sacola. Bacamarte pede para Elias onde que está a sacola. O Caçador acha que a cozinheira do Sítio trocou as sacolas. Nicanor se acha e Miloca briga com ele. O Caçador dá um beijo na moça, o homem não gosta. Bacamarte chega e avisa que perdeu a ave. Tetéia e Pesadelo levam as ervas para dentro. Carochinha chega e ouve Candoca conversando sobre o faz de Conta com a Cuca. As duas bruxas se enfrentam. Pedrinho pega o pirlimpimpim. Cuca e Carochinha jogam raios. Candoca é acertada e vira uma perua. Tetéia sai com sua patroa. Pesadelo vai atrás, pois quer comer a ave. Tetéia empurra o monstro e corre. Pedrinho aparece na gruta e aproveita que as duas estão brigando, ele pega Emília. Narizinho conversa com Louro João . O Pedrinho aparece com Emília, todos ficam felizes. Miloca ri da sua irmã transformada em perua. Narizinho dá um beliscão na Emília e ela acorda. Carochinha perde o faz de conta e todas as magicas voltam ao normal. Cuca e a barata percebem o sumiço da boneca. Emília promete se vingar das duas.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Pedrinho quer usar o pirlimpimpim para salvar Emília!
Hoje no programa Candoca, fica feliz, pois vai ficar cada vez mais fácil para pegar o faz de conta de Carochinha. Bacamarte deixa a sacola com o papagaio em cima do balcão da venda e ajuda Elias tirar as compras do carro. Nicanor dá um beijo em Miloca e ela acorda. Narizinho se prepara para entrar na gruta da Cuca. Pesadelo aparece e a pega. Saci surge e salva a menina. O Diabinho de uma perna só leva Narizinho até o Pedrinho. O Menino e os outros ficam felizes. Bacamarte quer vender animais silvestres para Elias, ele fala que é proibido e não aceita. Nastácia vai até a venda do Elias e pega as compras, mas a cozinheira pega a sacola com o papagaio dentro. Na casa do Tio Barnabé, Pedrinho quer usar o pirlimpimpim para salvar Emília. Cuca chega na gruta com as ervas e grita por Pesadelo. A Bruxa não escuta o que o mosntro tem para falar e manda ele pegar as ervas lá fora. Candoca manda Tetéia ir também. Nastácia chega no Sítio. Carochinha chega na venda a procura de uma pena azul. Bacamarte a leva para conversar a sós e diz que tem a pena do papagaio. O Caçador vai pegar a ave e percebe que dentro da sacola tem uma verdura. Nastácia chega no Sítio e guarda as compras, ela acha o Louro João.
Dona Benta tem um mal pressentimento!
Hoje no programa Nicanor se prepara para atirar em Narizinho. Miloca se mete na frente e é acertada, ela dorme. Narizinho estranha os barulhos. Pedrinho, Zé, Visconde, Barnabé, Quindim e Conselheiro ouvem barulhos. Dona Benta tem uma mal pressentimento. Bacamarte tenta conseguir uma carona. Nicanor não acredita o que está acontecendo e fala sozinho. Pedrinho e os outros escutam e descobrem que os dois querem caçar o Quindim. Narizinho chega perto da gruta da Cuca e se esconde. A Bruxa sai com Candoca. A filha de Teodorico fala que foi Carochinha que a fez dormir, pois a barata tinha medo que ela roubasse o faz de conta. Cuca resolve pegar a magia da Emília e sai com Pesadelo para pegar algumas ervas. Nicanor pega Miloca no colo e tenta levar ela para casa. Quindim se preocupa, mas Pedrinho avisa que hoje eles não vão atrás dele. Bacamarte esconde o Louro João em uma sacola e consegue uma carona com Elias, que estava voltando da cidade. Narizinho vê Candoca e Carochinha saindo da gruta. A Filha de Teodorico fala que a Cuca quer pegar o faz de conta. A Barata fica com raiva e resolve proteger a magia. Ela sai para pegar uma pena de papagaio azul para fazer um feitiço. Candoca volta para gruta e fica feliz, pois com as duas bruxas brigando vai ficar mais fácil para ela pegar o faz de conta.
Narizinho vai salvar sua boneca!
Hoje no programa Candoca pede para Carochinha o faz de conta da Emília, em troca ela perdoa as suas dívidas. A Barata avisa que precisa pensar. Miloca e Nicanor observam a gruta da Cuca do lado de fora. A Mulher quer descobrir o que a sua irmã está fazendo lá dentro. Nicanor dorme. Bacamarte agradece a carona e sai correndo. O Caçador encontra o papagaio. Pedrinho mostra o Visconde para Dona Benta, que fica feliz. Nastácia aparece aflita e avisa que Narizinho sumiu. A avó permite que seu neto vá procurar a menina, mas com o Zé Carijó e com Tio Barnabé. Bacamarte fica com fome e rouba algumas frutas. O Dono da frutaria corre atrás dele. Carochinha diz que não aceita dar a magia. Candoca começa a brigar com a barata. Cuca acorda e pergunta quem colocou ela na jaula. Pedrinho, Barnabé, Visconde, Quindim, Conselheiro e Zé andam pela mata. Louro João entra no ônibus. Bacamarte entra e senta do lado dele. O Caçador o pega e desce do veículo. O Papagaio se desespera. Cuca pergunta novamente quem prendeu ela lá, todos se olham. Miloca fica pensativa e acha que sua irmã quer pegar o rinoceronte também. A Mulher ouve passos e acorda Nicanor. Ele pega a arma. Narizinho anda em direção aos dois.
Relembrando:eísódio Viagem ao Céu
Primeiro capítulo
Dona Benta conta a história da Cabeleira de Berenice depois a cambadinha resolve fazer um telescópio, para ver o céu mas entre uma discussão e outra a turma quer viajar para o espaço com o pó de pirlimpimpim e decidem levar a Tia Nastácia sem ela seber onde eles vão.Na manhã seguinte Narizinho fez cara de santa e o Pedrinho jogou o pó de pirlimpimpim e fiuuuuummm, Nastácia,Pedrinho,Narizinho,Emília,Burro Falante, o Visconde vão parar na lua.
Lá no capoeirão a Cuca vai fazer um lual, e não convida o Saci ele fica danado.Dona Benta não acha Nastácia para fazer o jantar para Teodorico. Na lua o Dragão de São Jorge aparece e quer comer o Burro Falante, coitado...
Segundo Capítulo
Emília salvou o Burro Falante das garras do Dragão e o São Jorge salvou ela. A turma conheceu toda a lua e logo foram para Marte. No sítio, DoHoje Emília e Narizinho encontraram o Burro Falante, e o Pedrinho que tinha caido do cometa que chocou com outro encontrou o resto da turma, a Viagem não acabou por aí eles passearam pelas nuvens e pelo planeta Saturno, depois foram direto para lua pegar a Tia Nastácia e o Visconde.Os astrônomos descobriram a turminha do sítio passeando no sistema solar e foram avisar Dona Benta.O Visconde que está dentro de um satélite está com medo de ficar ali para sempre...na Benta anda preocupada com Nastácia. No capoeirão dos Tucanos a Cuca já está chamando as bruxas para seu lual. Em Marte Emília com suas proezas,diz que está vendo marcianos, será mesmo?
Depois a cambadinha resolveu pegar uma carona na cauda de um cometa, por acidente Pedrinho caiu de cima do mesmo e um cometão bateu em Narizinho e Emília...
Terceiro Capítulo
Emília e Narizinho encontraram o Burro Falante. Pedrinho que tinha caido do cometa que encontrou o resto da turma, a Viagem não acabou por aí eles passearam pelas nuvens e pelo planeta Saturno, depois foram direto para lua pegar a Tia Nastácia e o Visconde. Os astrônomos descobriram a turminha do sítio passeando no sistema solar e foram avisar Dona Benta.O Visconde que está dentro de um satélite está com medo de ficar ali para sempre.
Quarto Capítulo
Dona Benta descobriu que a cambadinha estava na lua e deu um grito para eles , a turma que estava com saudade pegou o pó de pirlimpimpim e com um pouco de Matemática salvaram o Visconde e foram para o sítio. Chegando lá, encontraram os astrônomos que logo foram embora. Amanhceu. Pedrinho e Narizinho chamaram as crianças inglesas para o sítio. Emília mostra o sítio para o anjinho. Dona Benta e Nastácia vêem as visitas chegando e não entendem.
Quinto Capítulo
As crianças inglesas chegaram no sítio , enquanto a Emília teve a ideia de vestir o Visconde de anjo para proteger o Flor das alturas. As crianças da Inglaterra já não estavam aguentando mais de esperar. A Turminha apresenta o anjo falso, os inglesinhos acham que estão sendo enganados e começou uma confusão. Peter Pan chegou e contou tudo, a Emília não teve jeito, foi buscar o anjo. Todos adoraram até o almirante Brow , a boneca de pano achou que o anjo ia ir embora e queria cortar a outra asa do Flor das Alturas, só que não deu, ele voou. Emília ficou toda triste. Almirante e as crianças vão embora. A Turminha olha o anjo.
Dona Benta conta a história da Cabeleira de Berenice depois a cambadinha resolve fazer um telescópio, para ver o céu mas entre uma discussão e outra a turma quer viajar para o espaço com o pó de pirlimpimpim e decidem levar a Tia Nastácia sem ela seber onde eles vão.Na manhã seguinte Narizinho fez cara de santa e o Pedrinho jogou o pó de pirlimpimpim e fiuuuuummm, Nastácia,Pedrinho,Narizinho,Emília,Burro Falante, o Visconde vão parar na lua.
Lá no capoeirão a Cuca vai fazer um lual, e não convida o Saci ele fica danado.Dona Benta não acha Nastácia para fazer o jantar para Teodorico. Na lua o Dragão de São Jorge aparece e quer comer o Burro Falante, coitado...
Segundo Capítulo
Emília salvou o Burro Falante das garras do Dragão e o São Jorge salvou ela. A turma conheceu toda a lua e logo foram para Marte. No sítio, DoHoje Emília e Narizinho encontraram o Burro Falante, e o Pedrinho que tinha caido do cometa que chocou com outro encontrou o resto da turma, a Viagem não acabou por aí eles passearam pelas nuvens e pelo planeta Saturno, depois foram direto para lua pegar a Tia Nastácia e o Visconde.Os astrônomos descobriram a turminha do sítio passeando no sistema solar e foram avisar Dona Benta.O Visconde que está dentro de um satélite está com medo de ficar ali para sempre...na Benta anda preocupada com Nastácia. No capoeirão dos Tucanos a Cuca já está chamando as bruxas para seu lual. Em Marte Emília com suas proezas,diz que está vendo marcianos, será mesmo?
Depois a cambadinha resolveu pegar uma carona na cauda de um cometa, por acidente Pedrinho caiu de cima do mesmo e um cometão bateu em Narizinho e Emília...
Terceiro Capítulo
Emília e Narizinho encontraram o Burro Falante. Pedrinho que tinha caido do cometa que encontrou o resto da turma, a Viagem não acabou por aí eles passearam pelas nuvens e pelo planeta Saturno, depois foram direto para lua pegar a Tia Nastácia e o Visconde. Os astrônomos descobriram a turminha do sítio passeando no sistema solar e foram avisar Dona Benta.O Visconde que está dentro de um satélite está com medo de ficar ali para sempre.
Quarto Capítulo
Dona Benta descobriu que a cambadinha estava na lua e deu um grito para eles , a turma que estava com saudade pegou o pó de pirlimpimpim e com um pouco de Matemática salvaram o Visconde e foram para o sítio. Chegando lá, encontraram os astrônomos que logo foram embora. Amanhceu. Pedrinho e Narizinho chamaram as crianças inglesas para o sítio. Emília mostra o sítio para o anjinho. Dona Benta e Nastácia vêem as visitas chegando e não entendem.
Quinto Capítulo
As crianças inglesas chegaram no sítio , enquanto a Emília teve a ideia de vestir o Visconde de anjo para proteger o Flor das alturas. As crianças da Inglaterra já não estavam aguentando mais de esperar. A Turminha apresenta o anjo falso, os inglesinhos acham que estão sendo enganados e começou uma confusão. Peter Pan chegou e contou tudo, a Emília não teve jeito, foi buscar o anjo. Todos adoraram até o almirante Brow , a boneca de pano achou que o anjo ia ir embora e queria cortar a outra asa do Flor das Alturas, só que não deu, ele voou. Emília ficou toda triste. Almirante e as crianças vão embora. A Turminha olha o anjo.
Candoca quer o faz-de-conta!
Hoje no programa Pedrinho e os outros se preocupam com o Visconde, pois ele desmaiou. Miloca fica furiosa com Nicanor. Bacamarte consegue uma carona com uma velha. O Homem pede para ela segui o caminhão. Nicanor se prepara pata acertar o Quindim. Saci usa o rodamoinho e tira todos de lá, pois o Visconde está muito mau. Cuca se aproxima e é acertada, ela desmaia. Carochinha aparece e pede por socorro. Nicanor desmaia só de olhar a Cuca. Candoca, Tetéia e Pesadelo chegam para ver o que aconteceu. Miloca vê sua irmã e não acredita. Nastácia vê Pedrinho com os outros e grita. Dona Benta e Narizinho descem e se preocupam com o sabugo. Carochinha, Tetéia e Pesadelo levam a Cuca para a caverna. Candoca manda todos colocarem ela na gaiola. A velha para o carro em um posto e Bacamate fala com o camioneiro. O Caçador vê a ave dentro de um ônibus rumo a estrada. Ele entra no carro da velha e os dois seguem o veículo. Carochinha mostra o poder de Faz de Conta para Candoca. Anoitece. Visconde continua dormindo. Narizinho tem algum plano para salvar a sua boneca. Amanhece. Candoca acorda a barata e pede o Faz de Conta em troca a carochinha não paga as dívidas.
Essa Candoca!
Hoje no programa Pedrinho e os outros se aproximam do esconderijo dos caçadores. Bacamarte, Nicanor e Miloca aparecem e inventam uma história. O Menino sai com os outros. Miloca entra na casa e percebe que eles são contrabandistas. A Filha do coronel avisa que não vai contar nada para ninguém se eles ajudarem a prenderem o rinoceronte. Pedrinho e os amigos chegam na gruta. Os caçadores e Miloca observam. O neto de Dona Benta chama o Saci e ele aparece. Nicanor e Bacamarte fogem. Miloca vai atrás. Saci aceita ajudar. Bacamarte entra no esconderijo e percebe que o Louro João sumiu. Nicanor sai com Miloca atrás do rinoceronte, enquanto Bacamarte procura o pássaro fujão. O Papagaio Azul consegue uma carona com camioneiros. Bacamarte vê e fica bravo. Saci entra na gruta e vê Candoca sendo tratada com carinho. O Diabinho de uma perna só avisa a todos. Nicanor aponta a arma de sonífero para o rinoceronte, mas acaba acertando o Visconde.
Louro João é preso!
Hoje no programa Bacamarte prende Louro João. Candoca fica sabendo que Carochinha pegou o Faz de Conta da Emília e quer a mágica. A Filha do Coronel pede um café e deseja ser tratada com respeito. Bacamarte fala para Nicanor que conseguiu pegar o papagaio. Miloca avisa que se desistirem de pegar o rinoceronte vão pagar uma multa, pois Nicanor assinou um contrato. Dona Benta tenta acalmar a neta e percebe que Narizinho está com febre. Pedrinho fala para a prima não se preocupar. Candoca não gosta do café e pede bolo. Pedrinho, Rabicó, Quindim, Conselheiro e Visconde saem para salvar Emília. Miloca e os caçadores resolvem ir atrás. Candoca não gosta do bolo, pois está seco. A moça começa a se engasgar e pede água. Pesadelo derruba em cima de Candoca. Ela fica brava e manda prepararem um banho quente. Nastácia e Dona Benta cuidam de Narizinho. A Cozinheira sem querer conta que o Pedrinho foi atrás de Emília. A avó se preocupa. Nastácia fica confusa, pois prometeu para o Zé Carijó que não iria contar nada para ninguém. Cuca e Carochinha levam o caldeirão para a mulher tomar banho. Candoca não gosta e manda Tetéia ir no seu lugar. A Barata e a bruxa fazem masagens na moça. Pedrinho tem a impressão que está sendo seguido. Miloca e os caçadores se escondem. O Menino e os outros andam pela mata e encontram um casebre. Nicanor e Bacamarte se espantam, pois é o esconderijo dos animais presos. Louro João tenta se libertar da gaiola.
Emília volta a ser uma boneca normal!
Hoje no programa Emília aperta o nariz da Dona Carochinha e manda o Rabicó Fugir. O Porco corre e Pesadelo vai atrás. A Barata manda Cuca prender a boneca na gaiola. Pesadelo não encontra o Rabicó, pois o leitão se escondeu. Bacamarte e Nicanor vão falar com Miloca. A Filha de Teodorico avisa que vai junto pegar o rinoceronte. Os caçadores voltam para o esconderijo. Nianor pensa. Emília não aceita dar o faz de conta. Candoca e Tetéia andam na mata. Pesadelo joga uma rede em cima das duas. O monstro aceita levar as duas para o chá. A Boneca da Narizinho conversa com os seu besouros dentro da gaiola e fala que tem medo do que possa acontecer se perder o faz de conta. Carochinha ouve e faz uma mágica. A Barata consegue pegar a magia de Emília. Os besouros resolvem avisar a turma do Sítio. Carochinha usa a magia e faz a gruta da Cuca ficar chique. Louro João come na cozinha, todos o tratam com carinho. Emília volta ser uma boneca de pano. Candoca e Tetéia chegam. A Filha do coronel avisa que é do sindicato das bruxas e foi lá para cobrar impostos. Miloca e os caçadores observam com binóculos o Quindim dormindo no quintal do Sítio. O Papagaio azul se despede de todos, pois vai pedir ajuda de seu irmão. Bacamarte e Nicanor vêem a ave. Miloca para na frente da porteira para observar. Rabicó entra no Sítio correndo e dá um empurrão na moça. Nicanor vai socorrer Miloca. Bacamarte entra na mata. O Porco vai avisar todos. Narizinho já sabe de tudo, pois os besouros contaram. A menina fica brava com o leitão. Candoca vê Emília e fica feliz, mas ainda vai cobrar os impostos. Louro João descansa, o caçador aparece por trás.
O plano de Dona Carochinha e Cuca.
Hoje no programa Candoca e Miloca ficam bravas com Emília, pois a boneca jogou suco nas duas. A Marquesa sai para o chá com Rabicó. Candoca fica nervosa, pois não foi convidada para o chá. Tetéia seca as filhas de Teodorico. Emília e Rabicó andam na mata e encontram os besouros espiões que avisam de não saberem de nem uma festa. A Boneca e o porco saem. Casca e Cascadura vão atrás. Miloca e Candoca se despedem de todos. O Quindim aparece e Miloca quer comprar o animal. Dona Benta não aceita. As irmãs vão embora. Louro José recebe o recado da ligação do irmão. O Papagaio verde liga para Louro João. Narizinho se preocupa com sua boneca. Dona Benta fala para sua neta se acalmar. A avó sai. A Menina do nariz arrebitado ouvem barulho de celular, ela encontra o papagaio azul. Tetéia chama sua patroa para o banho. Miloca coloca gelo dentro da banheira e sai. Candoca coloca o pé e sente que a água está fria. Tetéia não entende e Candoca briga com sua criada. Miloca ri fora da casa de seu pai e telefona para Nicanor, o caçador. Ela quer que ele prenda o rinoceronte do Sítio. Nicanor e Bacamarte pensam sobre o assunto. Candoca e Tetéia se preparam para ir ao chá. Louro João fala para seu irmão que está tudo bem e conversa com Narizinho. A Menina que levar ele para conhecer os outros. Rabicó e Emília chegam no local da festa. A boneca percebe que é uma armadilha e tenta fugir. Dona Carochinha, Cuca e Pesadelo não deixam os convidados saírem.
sexta-feira, 5 de março de 2010
Louro João vai para o sítio
Hoje no programa Emília decide que vai para o Chá de Senhoras e Senhoritas. Carochinha fala para Cuca que vai fazer a Emília contar o segredo do seu Faz - De - Conta. A Barata manda Pesadelo limpar a gruta. O Papagaio Azul não consegue falar com seu irmão, o Louro José do programa da Ana Maria Braga e resolve se esconder dos caçadores. Emília coloca seu vestido novo para o chá e Narizinho vai arrumar o Rabicó para ir junto. A Boneca abre o baú e acha o papagaio Azul. Os caçadores não querem ir embora do Capoeirão antes de encontrar a ave azul. Emília diz para o Louro João se esconder ali e depois da festa ela vai se vingar dos caçadores. Rabicó suja o cachecol e a boneca fica brava. Dois carros luxuosos param na frente do Sítio. Candoca e sua irmã Miloca saem dos carros brigando. O Chofer de Miloca abre o porta - mala do carro de Candoca e a criada sai de dentro. Emília resolve esperar mais um pouco antes de ir para a festa. Miloca diz que quer cuidar da fazenda do pai que está viajando. Candoca quer vender a casa do Coronel. As irmãs começam a brigar. Emília pega um jarro de suco e joga nas duas.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Os Bandeirantes vâo embora e Cuca e Carochinha mandam uma carta para Emília!
Hoje no programa Cuca manda Pesadelo jogar o Rabicó fora, pois comida estragada pode fazer mal. O Monstro joga o porco no mato. O leitão cai em cima de Piracema. Tucuna e Poti acham a índia e o Rabicó. No Sítio todos observam o porco com dor de barriga e ouvem um despertador. Pedrinho, Narizinho e Emília batem nas costas do leitão, ele cospe Gavita e Bartolomeuzinho. Todos ficam pasmos. Doutor Caramujo fala que a pílula está pronta. Visconde fala para dar aos pouquinhos. Emília entrega para os encolhidos e eles voltam ao normal. Bartolomeu abraça o filho. Tucuna beija Gavita. Poti e Piracema levam os bandeirantes até a mina de ouro. Depois todos vão para o Sítio e se despedem. Dona Benta termina a história dos desbravadores do Brasil. Caçadores de Aves aparecem no Capoeirão dos Tucanos. Um papagaio Azul observa e liga para seu irmão, o Louro José. O Papagaio de Ana Maria Braga trabalha no Mais Você. O Celular toca e uma pessoa da equipe do programa atende. Emília recebe uma carta para um chá. A Boneca nem imagina que Cuca e Carochinha estão por trás de uma grande maldade.
O novo episódio do sítio
Destaque do Mais Você, na Globo, o pentelho-mor da atração, Louro José, vai aparecer na próxima história do Sítio do Picapau Amarelo, que fala sobre o tráfico de animais silvestres. Como não poderia deixar de ser, ele grava ao lado da apresentadora Ana Maria Braga. Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), de Carga Pesada, também farão uma ponta no infantil.
Carga pesada chega até o sítio do Picapau Amarelo
Ana Maria Braga vai ser homenageada pelo Sítio do Picapau Amarelo. E nós contamos para você tudo que vai rolar nesse episódio. O Louro João, o gato da foto, quer dizer, papagaio, é irmão do Louro José, e chegará no sítio para pedir a ajuda de Emília (Isabelle Drummond), porque está fugindo dos irmãos Nicanor (Cássio Gabus Mendes) e Bacamarte (Tato Gabus Mendes), caçadores de animais silvestres. Na história "O Sumiço de Emília", a sapeca Emília será alvo de uma vingança planejada por Dona Carochinha (Marilu Bueno) e por Cuca (Jacira Santos). Vítima da trama das duas, Emília volta a ser uma boneca de pano, porque não revela o segredo do faz-de-conta para Dona Carochinha. Para ajudar a turminha a transformar Emília novamente em uma "boneca humana", entrarão em cena Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), os caminhoneiros de Carga Pesada. Essa mistura de atualidades com as histórias do Sítio além de trazer mais dinamismo para a história é uma forma de elogiar os programas que o autor do episódio, Mário Teixeira, mais gosta.
Emília volta a ser uma boneca no Sítio do Picapau Amarelo!
O Sumiço de Emília, episódio inédito de Sítio do Picapau Amarelo,já estreou no Canal Futura. Desta vez, Emília (Isabelle Drummond) será alvo de uma vingança planejada por Dona Carochinha (Marilu Bueno) e por Cuca (Jacira Santos).
O episódio escrito por Mário Teixeira e dirigido por Cininha de Paula e Paulo Ghelli também vai falar sobre a biopirataria e contar com a participação de alguns personagens de programas da TV Globo, como a apresentadora Ana Maria Braga. "Achamos divertido misturar as coisas como Monteiro Lobato fazia. Lobato era muito dinâmico e atento às novidades. Além do mais, é uma forma singela de homenagear programas que admiramos, como Carga Pesada e Mais Você", explica Mário.
O episódio escrito por Mário Teixeira e dirigido por Cininha de Paula e Paulo Ghelli também vai falar sobre a biopirataria e contar com a participação de alguns personagens de programas da TV Globo, como a apresentadora Ana Maria Braga. "Achamos divertido misturar as coisas como Monteiro Lobato fazia. Lobato era muito dinâmico e atento às novidades. Além do mais, é uma forma singela de homenagear programas que admiramos, como Carga Pesada e Mais Você", explica Mário.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Tucuna e Poti procuram por Rabicó!
Hoje no programa a turma conversa sobre os desaparecimentos. Cuca e Pesadelo observam o Rabicó sentindo dores. Gavita e Bartolomeuzinho observam um relógio dentro da barriga do porco. Tucuna e Poti chegam. Emília manda os dois irem procurar o Rabicó, pois acha que o leitão pode achar os filhos de Bartolomeu na mata, já que o porco conhece bem a mata. Os índios saem. Bartolomeu sente pontadas no coração. Doutor Caramujo dá um pílula para ele e o bandeirante melhora. O Doutor vai para a cozinha e conversa com Damião. O Médico acha que o francês tomou uma de suas pílulas, pois é falador. Tucuna e Poti andam na mata e seguem pegadas do Rabicó. Damião começa a se sentir mal, pois comeu muito. O Doutor Caramujo dá uma de suas pílulas e ele melhora. Nastácia reclama de dores nas costas, o médico fala que as pílulas não funcionam com velhice. A Cozinheira corre atrás dele com a vassoura. Gavita e Bartolomeuzinho acham uma bola e resolvem jogar. Rabicó sente dores.
terça-feira, 2 de março de 2010
Pesadalelo prende Rabicó
Hoje no programa Rabicó começa a sentir dor de barriga, pois Gavita e Bartolomeuzinho batem nas paredes intestinais do porco. Narizinho vê e resolve pedir ajuda. Poti encontra Tucuna e avisa que vai ajudar a procurar os desaparecidos. Poti vê sua irmã e avisa que a culpa é dela. Visconde vê Rabicó. Emília manda os seus besouros pedirem ajuda do Doutor Caramujo. O médico do Reino das Águas Claras vai até o Sítio e resolve cortar a barriga do leitão. O Porco corre. Gavita e Bartolomeuzinho sentem o movimento. Rabicó descansa no capoeirão. Pesadelo aparece e o prende. Emília, Pedrinho e Narizinho não encontram o leitão e a boneca resolve ir procura - lo. Doutor Caramujo quer abrir a barriga do Visconde para treinar. O Sabugo corre. Gavita e Bartolomeuzinho sentem que o movimento está mais fraco, eles ainda não sabem onde estão. Pesadelo leva o porco para a gruta. O Rabicó começa a sentir dores novamente. Cuca não entende. Pesadelo fala que o prisioneiro está passando mal.
Episódio o sumiço de Emília
O Episódio Sumiço de Emília vai começar dia 05/03 no Canal Futura. Dessa vez a boneca vai ser alvo de uma vingança da Cuca e Dona Carochinha. Ladrões de aves também vão aparecer na história.
Marajá
Marajá é o nome e um fruto de uma palmeira da Amazônia. Seu tamanho pode ser comparado ao de uma azeitona, além do formato de um côco com cascas roxa e às vezes preta. Sua polpa é muito pouca na cor branca e às vezes rosa adocicada e azeda.
A palmeira da qual povém o fruto é uma árvore com altura de aproximadamente seis metros de altura. Também é conhecida como marajazeiro, especialmente no Pará. Seu caule é coberto de espinhos e as folhas também.
Com a polpa da fruta pode ser fabricado o licor de Marajá. As sementes podem ser usadas em adornos como brincos e colares. Sua madeira é usada no artesanato indígena e utensílios domesticos.
A palmeira da qual povém o fruto é uma árvore com altura de aproximadamente seis metros de altura. Também é conhecida como marajazeiro, especialmente no Pará. Seu caule é coberto de espinhos e as folhas também.
Com a polpa da fruta pode ser fabricado o licor de Marajá. As sementes podem ser usadas em adornos como brincos e colares. Sua madeira é usada no artesanato indígena e utensílios domesticos.
Cobra Honorato
Honorato é, segundo uma lenda do Pará, um rapaz encantado em uma cobra-grande, que habita o fundo do rio e que a noite vira gente novamente.
Esta lenda produziu uma obra-prima da moderna literatura brasileira, Cobra Norato, de Raul Bopp.
Todos gostaram da história.
Esta lenda produziu uma obra-prima da moderna literatura brasileira, Cobra Norato, de Raul Bopp.
Todos gostaram da história.
Rabicó engole Gavita e Bartolomeuzinho!
Hoje no programa um sapo aparece na beira do riacho e Gavita fica com medo. Narizinho chega no ribeirão e procura a bandeirante com Bartolomeuzinho na mão. Nastácia e Dona Benta procuram pela moça. Tucuna acha que a sua amada foi para o ribeirão e vai com Pedrinho para o local. O índio e o menino encontram Rabicó no caminho e fazem o porco ir junto. Pedrinho vê sua prima e explica tudo o que houve. Bartolomeuzinho encontra Gavita. A Moça fica pasma ao ver o irmão encolhido. Os dois se escondem do sapo dentro de uma casca de abóbora, que está na beira do riozinho. Rabicó se aproxima e come a fruta. Os irmãos caem dentro da barriga do porco, mas não sabem onde estão. Benta fala para Bartolomeu que já passa da meia - noite. Tucuna avisa que não vai embora até achar os filhos do Anhangüera. Pedrinho e Narizinho contam o que aconteceu e o líder dos Bandeirantes fica pasmo. Amanhece. Dona Benta percebe que o homem não dormiu e se preocupa. Damião oferece uma comida para o patrão. Bartolomeu taca no rosto dele. Gavita e Bartolomeu acordam na barriga do Rabicó, jabuticabas começam a cair. Eles batem nas paredes intestinais do porco. O Leitão sente pontadas.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Pêra
A pêra é o fruto originário da árvore denominada pereira. É cultivável em clima temperado e em regiões serranas de solo fértil. O fruto é bastante apreciado por causa do seu sabor suave e da quantidade de nutrientes que possui. São eles: vitamina A, B, C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, sendo uma das frutas que mais possui sais minerais.
A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.
A pêra deve ser consumida quando estiver com a casca firme sem rachaduras, cortes ou manchas. Deve ser mantida em local fresco e seco evitando a utilização da geladeira já que essa altera seu sabor e seu aroma. Na culinária, a pêra pode ser utilizada em geleias, compotas, tortas, cremes, sobremesas, sorvetes além de também ser consumida in natura.
A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.
A pêra deve ser consumida quando estiver com a casca firme sem rachaduras, cortes ou manchas. Deve ser mantida em local fresco e seco evitando a utilização da geladeira já que essa altera seu sabor e seu aroma. Na culinária, a pêra pode ser utilizada em geleias, compotas, tortas, cremes, sobremesas, sorvetes além de também ser consumida in natura.
Ameixa
Narizinho adora ameixa e resolveu contar para a turminha tudo o que sabia sobre essa fruta.
A ameixa é o fruto comestível da ameixeira. Pertencente à família das rosáceas, a ameixa de cor vermelha, amarela ou roxa escura é carnosa e suculenta.
A ameixa possui alto valor nutritivo, é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos.
A ameixa seca repõe nutrientes minerais como ferro, zinco e potássio, esse ajuda a diminuir a pressão sanguínea e melhora a saúde dos ossos.
Cada 100 gramas de ameixa fresca contêm 47 calorias.
A espécie da fruta seca apresenta valor calórico bem maior, por conter alto teor de açúcar.
Existem muitas variedades segundo o tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem.
Os diferentes nomes que a ameixa possui variam de acordo com o lugar onde é cultivada.
No Brasil, a ameixa é cultivada em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.
O período da safra vai de dezembro a fevereiro.
Durante a maturação, a ameixa sofre mudanças de cor, aroma, sabor e textura. Os indicadores de maturação determinam o momento adequado da colheita. Um desses indicadores consiste na firmeza da polpa que diminui, tornando a fruta tenra e macia.
Os dois fatores mais importantes referentes à colheita implicam em cuidado durante a mesma e a maturação adequada. Após a colheita, as frutas são selecionadas e classificadas.
A ameixa é utilizada no preparo de doces, conserva e geléia.
A ameixa é o fruto comestível da ameixeira. Pertencente à família das rosáceas, a ameixa de cor vermelha, amarela ou roxa escura é carnosa e suculenta.
A ameixa possui alto valor nutritivo, é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos.
A ameixa seca repõe nutrientes minerais como ferro, zinco e potássio, esse ajuda a diminuir a pressão sanguínea e melhora a saúde dos ossos.
Cada 100 gramas de ameixa fresca contêm 47 calorias.
A espécie da fruta seca apresenta valor calórico bem maior, por conter alto teor de açúcar.
Existem muitas variedades segundo o tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem.
Os diferentes nomes que a ameixa possui variam de acordo com o lugar onde é cultivada.
No Brasil, a ameixa é cultivada em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.
O período da safra vai de dezembro a fevereiro.
Durante a maturação, a ameixa sofre mudanças de cor, aroma, sabor e textura. Os indicadores de maturação determinam o momento adequado da colheita. Um desses indicadores consiste na firmeza da polpa que diminui, tornando a fruta tenra e macia.
Os dois fatores mais importantes referentes à colheita implicam em cuidado durante a mesma e a maturação adequada. Após a colheita, as frutas são selecionadas e classificadas.
A ameixa é utilizada no preparo de doces, conserva e geléia.
Uva
Pedrinho derrubou suco de uva em sua roupa, em quanto se trocava Narizinho resolveu contar tudo o que sabia sobre a Fruta.
Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado. Registros apontam que o cultivo da uva se iniciou no período Neolítico, na região do Egito e Ásia Menor.
As uvas proporcionam um grande benefício à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.
As uvas podem ser divididas em quatro grupos. Uvas rústicas de mesa, como Niagara Branca, Niagara Rosada, Isabel e Concord, possuem um ciclo de cultivo de 135 a 155 dias. Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente. Existem também as uvas sem sementes, muito apreciadas para o consumo natural, e aquelas especialmente destinadas à fabricação industrial de vinhos.
Além da fabricação de vinho, a fruta é utilizada para se fazer sucos e geléia. A fabricação do vinho se iniciou desde 6000 a.C. No Brasil, o cultivo da uva começou em 1535 na Capitania de São Vicente, tendo grande impulso com a imigração italiana nos Estados de São Paulo e da região sul. Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.
Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado. Registros apontam que o cultivo da uva se iniciou no período Neolítico, na região do Egito e Ásia Menor.
As uvas proporcionam um grande benefício à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.
As uvas podem ser divididas em quatro grupos. Uvas rústicas de mesa, como Niagara Branca, Niagara Rosada, Isabel e Concord, possuem um ciclo de cultivo de 135 a 155 dias. Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente. Existem também as uvas sem sementes, muito apreciadas para o consumo natural, e aquelas especialmente destinadas à fabricação industrial de vinhos.
Além da fabricação de vinho, a fruta é utilizada para se fazer sucos e geléia. A fabricação do vinho se iniciou desde 6000 a.C. No Brasil, o cultivo da uva começou em 1535 na Capitania de São Vicente, tendo grande impulso com a imigração italiana nos Estados de São Paulo e da região sul. Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.
Manga
Sempre que o Pedrinho come manga, ele fica com aqueles bigodinhos. A Narizinho apelidou o menino de Conde dos bigodes de manga. A Menina contou tudo o que sabia sobre essa fruta para o primo.
A manga é considerada uma das frutas mais delicadas e a rainha das espécies tropicais, sendo até citada nas escrituras budistas. É uma fruta suculenta, de sabor muito exótico, está presente em diversas regiões do mundo. A manga é fruto da mangueira que se desenvolve em condições de clima subtropical.
Planta originária do Sul da Ásia, atualmente é cultivada em praticamente todos os países de clima tropical e subtropical. A mangueira pode atingir entre 35 e 40 metros de altura. A fruta tem tamanho e formato variado, sua coloração pode variar em amarelo, laranja e vermelho. Quando madura, sua cor tende a ser amarelada, porém pode ocorrer da fruta estar madura, mas com coloração verde. A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter uma grande quantidade de ferro é bastante indicada para tratamentos de anemia. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É contabilizado hoje um número entre 500 e 1000 variedades existentes.
Atualmente as variedades mais cultivadas no Brasil são:
• Alphonso
• Bourbon
• Carlota
• Coração de Boi
• Espada
• Golden Nuggets
• Haden
• Keitt
• Kent
• Rosa
• Rubi
• Sebsation
• Tommy Atkins
Os estados de São Paulo e Minas Gerais são os maiores produtores de manga do país, juntos alcançam cerca de 50% da área plantada e 25% do total da produção, logo em seguida vêm o estado da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A fruta é comercializada tanto no território nacional como também em outros países.
O Pedrinho gostou da história e foi comer mais dessa fruta.
A manga é considerada uma das frutas mais delicadas e a rainha das espécies tropicais, sendo até citada nas escrituras budistas. É uma fruta suculenta, de sabor muito exótico, está presente em diversas regiões do mundo. A manga é fruto da mangueira que se desenvolve em condições de clima subtropical.
Planta originária do Sul da Ásia, atualmente é cultivada em praticamente todos os países de clima tropical e subtropical. A mangueira pode atingir entre 35 e 40 metros de altura. A fruta tem tamanho e formato variado, sua coloração pode variar em amarelo, laranja e vermelho. Quando madura, sua cor tende a ser amarelada, porém pode ocorrer da fruta estar madura, mas com coloração verde. A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter uma grande quantidade de ferro é bastante indicada para tratamentos de anemia. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É contabilizado hoje um número entre 500 e 1000 variedades existentes.
Atualmente as variedades mais cultivadas no Brasil são:
• Alphonso
• Bourbon
• Carlota
• Coração de Boi
• Espada
• Golden Nuggets
• Haden
• Keitt
• Kent
• Rosa
• Rubi
• Sebsation
• Tommy Atkins
Os estados de São Paulo e Minas Gerais são os maiores produtores de manga do país, juntos alcançam cerca de 50% da área plantada e 25% do total da produção, logo em seguida vêm o estado da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A fruta é comercializada tanto no território nacional como também em outros países.
O Pedrinho gostou da história e foi comer mais dessa fruta.
Pêssego
Dona Benta pegou um Pêssego no pomar, Narizinho chegou e contou tudo o que sabia sobre essa fruta.
O pêssego é o fruto carnoso originário do pessegueiro. Quando está fresco é a fruta que menos possui caloria (35 cal) sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso.
Além de beneficiar o organismo em relação a pouca caloria, o pêssego possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.
Pode ser consumido em forma de suco, geléia, doces, bolos, tortas e puro. Ao comprar pêssego é necessário atentar para as suas características. A fruta deve estar com a casca firme e sem marcas de insetos. Para melhor conservação guarde-a em geladeira.
O cultivo do pêssego se restringe ao sul e sudeste brasileiros, pois para se desenvolver normalmente o pessegueiro necessita de baixas temperaturas.
O pêssego é o fruto carnoso originário do pessegueiro. Quando está fresco é a fruta que menos possui caloria (35 cal) sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso.
Além de beneficiar o organismo em relação a pouca caloria, o pêssego possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.
Pode ser consumido em forma de suco, geléia, doces, bolos, tortas e puro. Ao comprar pêssego é necessário atentar para as suas características. A fruta deve estar com a casca firme e sem marcas de insetos. Para melhor conservação guarde-a em geladeira.
O cultivo do pêssego se restringe ao sul e sudeste brasileiros, pois para se desenvolver normalmente o pessegueiro necessita de baixas temperaturas.
Coco
A Turma do Sítio adora água de coco. A Narizinho contou tudo o que sabia sobre a fruta.
O coco é o fruto produzido pelo coqueiro que contém componentes que beneficiam o organismo humano. É um fruto carnoso, de casca fibrosa, endocarpo duro, de semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente. A quantidade de água varia de acordo com a maturação de cada fruta, pois na medida em que o fruto amadurece a água vai diminuindo.
Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas. O endocarpo ou a parte lenhosa que protege a semente abriga os chamados poros de germinação. São três círculos visivelmente percebidos por onde a raiz se manifesta germinando o embrião.
Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal. Tais propriedades são encontradas no coco ainda verde, porém quando o coco já está maduro deve-se evitar a ingestão por pessoas com pressão alta e alto colesterol.
O coco é o fruto produzido pelo coqueiro que contém componentes que beneficiam o organismo humano. É um fruto carnoso, de casca fibrosa, endocarpo duro, de semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente. A quantidade de água varia de acordo com a maturação de cada fruta, pois na medida em que o fruto amadurece a água vai diminuindo.
Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas. O endocarpo ou a parte lenhosa que protege a semente abriga os chamados poros de germinação. São três círculos visivelmente percebidos por onde a raiz se manifesta germinando o embrião.
Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal. Tais propriedades são encontradas no coco ainda verde, porém quando o coco já está maduro deve-se evitar a ingestão por pessoas com pressão alta e alto colesterol.
Kiwi
Narizinho contou a história dessa fruta para a turminha.
O quiuí, kiwi ou quivi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia, e seus híbridos, originárias do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.
O quiuí, kiwi ou quivi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia, e seus híbridos, originárias do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.
Tangerina
A Narizinho contou para o Pedrinho a história da Tangerina.
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum na Região Sudeste, especialmente no Espírito Santo.
Na Região Nordeste nos estados do Piauí, Maranhão a tangerina é conhecida também como tanja.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa deliciosa e refrescante fruta é chamada de ponca.
As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:
•Mexerica
•Ponca
•Dancy
•Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
•Montenegrina
•Dekopon
•GTDH-alfaesterase
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.
Normalmente é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro.
A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.
A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, Vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias.
As variedades mais conhecidas são a cravo, monte-negrina, mexerica, ponkan e mandarina, sendo mais comerciais as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.
O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum na Região Sudeste, especialmente no Espírito Santo.
Na Região Nordeste nos estados do Piauí, Maranhão a tangerina é conhecida também como tanja.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa deliciosa e refrescante fruta é chamada de ponca.
As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:
•Mexerica
•Ponca
•Dancy
•Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
•Montenegrina
•Dekopon
•GTDH-alfaesterase
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.
Normalmente é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro.
A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.
A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, Vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias.
As variedades mais conhecidas são a cravo, monte-negrina, mexerica, ponkan e mandarina, sendo mais comerciais as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.
O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.
Morango
A Narizinho contou essa história para a turminha.
Morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies, com seus híbridos e cultivares, do género Fragaria , que produz o morango, incluindo um conjunto alargado de espécies e variedades silvestres.
Existem mais de 20 espécies do género Fragaria que recebem a designação comum de morangueiro, com ampla distribuição nas zonas temperadas e sub-tropicais.
Apesar de algumas diferenças anatómicas típicas, a classificação das espécies assenta essencialmente sobre o número de cromossomas, sendo que existem sete tipos básicos de cromossomas que todas as espécies e seus híbridos possuem em comum. A grande distinção resulta do grau de poliploidia que as espécies exibem.
Algumas espécies são diploides, isto é têm dois conjuntos dos sete cromossomas básicos (14 cromossomas no total), outras são tetraploides (quatro conjuntos, 28 cromossomas), hexaploides (seis conjuntos, 42 cromossomas), octoploides (oito conjuntos, 56 cromossomas) ou decaploides (dez conjuntos, 70 cromossomas).
Como regra geral, embora com algumas excepções notáveis, as espécies de morangueiro com mais cromossomas tendem a ser mais robustas e maiores, produzindo também em geral morangos maiores.
O morango é rico em vitamina C e, por isso, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Na fruta, também é encontrado ferro, que faz parte da formação do sangue.
É um pseudofruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.
Morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies, com seus híbridos e cultivares, do género Fragaria , que produz o morango, incluindo um conjunto alargado de espécies e variedades silvestres.
Existem mais de 20 espécies do género Fragaria que recebem a designação comum de morangueiro, com ampla distribuição nas zonas temperadas e sub-tropicais.
Apesar de algumas diferenças anatómicas típicas, a classificação das espécies assenta essencialmente sobre o número de cromossomas, sendo que existem sete tipos básicos de cromossomas que todas as espécies e seus híbridos possuem em comum. A grande distinção resulta do grau de poliploidia que as espécies exibem.
Algumas espécies são diploides, isto é têm dois conjuntos dos sete cromossomas básicos (14 cromossomas no total), outras são tetraploides (quatro conjuntos, 28 cromossomas), hexaploides (seis conjuntos, 42 cromossomas), octoploides (oito conjuntos, 56 cromossomas) ou decaploides (dez conjuntos, 70 cromossomas).
Como regra geral, embora com algumas excepções notáveis, as espécies de morangueiro com mais cromossomas tendem a ser mais robustas e maiores, produzindo também em geral morangos maiores.
O morango é rico em vitamina C e, por isso, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Na fruta, também é encontrado ferro, que faz parte da formação do sangue.
É um pseudofruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.
Cereja
A Narizinho adora cereja e contou para a sua boneca tudo o que sabia sobre essa fruta.
Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no género Prunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas.
Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no género Prunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas.
Caju
Dona Benta adora Caju. A Narizinho resolveu contar tudo o que sabia sobre essa fruta.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.
Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. A colheita é realizada de agosto a janeiro.
O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas.
Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.
A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes.
O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país.
A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.
Logo em seguida, Nastácia apareceu com suco de Caju.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.
Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. A colheita é realizada de agosto a janeiro.
O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas.
Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.
A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes.
O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país.
A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.
Logo em seguida, Nastácia apareceu com suco de Caju.
Graviola
A Narizinho adora Graviola e contou para o Rabicó tudo sobre essa fruta.
A graviola é uma fruta originária da América Central, pertencente ao gênero Annona, no entanto cultivada no Brasil, onde é muito apreciada, sendo também encontrada na África e Ásia.
Uma gravioleira (angiosperma) possui porte arbóreo atingindo cerca de 4 a 6 metros de altura, adaptando-se principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, onde desenvolve frutos com peso variando entre 2 a 6 quilogramas, podendo atingir até 8 kg.
Superficialmente, o fruto é envolvido por um tegumento verde, possuindo pequenas projeções espinescentes. Seu interior apresenta uma polpa (correspondendo a 65% da massa) contendo favos pouco distinguíveis, com sabor agridoce, textura macia e um grande número de sementes. É empregado industrialmente na fabricação de sucos, sorvetes e doces.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C e do complexo B, também possui alto teor de ferro, cálcio, potássio, fósforo e carboidratos.
Estudos recentes revelam o seu alto potencial terapêutico, provocando variados efeitos no organismo: efeito antidiurético, antiinflamatório, anti-reumático, antiespasmódico, anticancerígeno.
Depois da história, o porco foi correndo comer algumas Graviolas
A graviola é uma fruta originária da América Central, pertencente ao gênero Annona, no entanto cultivada no Brasil, onde é muito apreciada, sendo também encontrada na África e Ásia.
Uma gravioleira (angiosperma) possui porte arbóreo atingindo cerca de 4 a 6 metros de altura, adaptando-se principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, onde desenvolve frutos com peso variando entre 2 a 6 quilogramas, podendo atingir até 8 kg.
Superficialmente, o fruto é envolvido por um tegumento verde, possuindo pequenas projeções espinescentes. Seu interior apresenta uma polpa (correspondendo a 65% da massa) contendo favos pouco distinguíveis, com sabor agridoce, textura macia e um grande número de sementes. É empregado industrialmente na fabricação de sucos, sorvetes e doces.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C e do complexo B, também possui alto teor de ferro, cálcio, potássio, fósforo e carboidratos.
Estudos recentes revelam o seu alto potencial terapêutico, provocando variados efeitos no organismo: efeito antidiurético, antiinflamatório, anti-reumático, antiespasmódico, anticancerígeno.
Depois da história, o porco foi correndo comer algumas Graviolas
Melancia
A Tia Nastácia adora Melancia. A Narizinho contou tudo o que sabia sobre essa fruta.
A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão.
O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil. Seu plantio é feito o ano todo nas regiões quentes e de agosto a novembro em regiões onde o clima é mais frio.
Geralmente a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. A polpa pode ser utilizada no preparo de suco e compota.
Quando de boa qualidade, a fruta apresenta casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. Conserva-se bem durante uma semana, em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, conserve-a em geladeira, envolvida em plástico ou papel alumínio.
A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão.
O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil. Seu plantio é feito o ano todo nas regiões quentes e de agosto a novembro em regiões onde o clima é mais frio.
Geralmente a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. A polpa pode ser utilizada no preparo de suco e compota.
Quando de boa qualidade, a fruta apresenta casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. Conserva-se bem durante uma semana, em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, conserve-a em geladeira, envolvida em plástico ou papel alumínio.
Cupuaçu
A Dona Benta queria ter cupuaçu em seu pomar e resolveu plantar no pomar. A Narizinho contou tudo o que sabia sobre a fruta.
O cupuaçu, fruto da mesma família do cacau, é originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na cidade de Presidente Figueiredo (AM), onde é organizada uma festa que acontece todo mês de abril.
A árvore, conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos.
O fruto possui perfume forte e doce, apresenta forma esférica ou ovóide, mede até 25 cm de comprimento, chega a pesar mais de 1 Kg, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, o chocolate que substituiu o clássico cacau pelo seu primo, o cupuaçu. As sementes têm despertado o interesse dos cientistas e contêm proteínas que enriquecem outros alimentos. A gordura extraída é aplicada na indústria de cosméticos.
As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática, usada para fazer suco, sorvetes, vitaminas, doces, como musse, geléia, compotas, “vinho” (refresco sem álcool) e licores.
Os frutos surgem de janeiro a maio.
O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes).
O cupuaçu, fruto da mesma família do cacau, é originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na cidade de Presidente Figueiredo (AM), onde é organizada uma festa que acontece todo mês de abril.
A árvore, conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos.
O fruto possui perfume forte e doce, apresenta forma esférica ou ovóide, mede até 25 cm de comprimento, chega a pesar mais de 1 Kg, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, o chocolate que substituiu o clássico cacau pelo seu primo, o cupuaçu. As sementes têm despertado o interesse dos cientistas e contêm proteínas que enriquecem outros alimentos. A gordura extraída é aplicada na indústria de cosméticos.
As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática, usada para fazer suco, sorvetes, vitaminas, doces, como musse, geléia, compotas, “vinho” (refresco sem álcool) e licores.
Os frutos surgem de janeiro a maio.
O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes).
Castanha do Pará
A Narizinho contou para Tia Nastácia a história dessa fruta
A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae, com tronco de até 4 m de diâmetro e altura de 30-45 metros. O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs.
É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.
Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa
A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae, com tronco de até 4 m de diâmetro e altura de 30-45 metros. O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs.
É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.
Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa
Acerola
A acerola é uma fruta nativa da América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe, conhecida também como cereja das Antilhas. É muito conhecida por causa do seu grande teor de ácido ascórbico, ou seja, vitamina, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e ainda, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Além dessa, a acerola ainda contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro.
A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, as acerolas podem ser doces, ácidas e super-ácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades.
A fruta é bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, doenças nasais e gengivais. Nasce de uma árvore chamada aceroleira que se desenvolve em regiões de clima tropical e subtropical. Sua proliferação pode ocorrer através do plantio da semente, por técnicas de enxerto e/ou por estaquia. A aceroleira possui porte médio de aproximadamente três metros de altura com características de arbusto. Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.
A Dona Benta gostou da história e foi levar Acerola para o Pedrinho que estava gripado.
A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, as acerolas podem ser doces, ácidas e super-ácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades.
A fruta é bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, doenças nasais e gengivais. Nasce de uma árvore chamada aceroleira que se desenvolve em regiões de clima tropical e subtropical. Sua proliferação pode ocorrer através do plantio da semente, por técnicas de enxerto e/ou por estaquia. A aceroleira possui porte médio de aproximadamente três metros de altura com características de arbusto. Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.
A Dona Benta gostou da história e foi levar Acerola para o Pedrinho que estava gripado.
Abóbora
O Rabicó adora abóbora e a Narizinho resolveu contar a história dessa fruta para o porquinho.
A abóbora é, em termos botânicos, o fruto da aboboreira, uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia e do pepino. Vulgarmente classificada como hortaliça, a abóbora possui diferentes denominações no Brasil, como moranga, na região Sul, e jerimum, na região Norte e Nordeste. Originária da América, a hortaliça fez parte da alimentação de muitos povos, como os astecas, incas e maias.
Graças à polinização cruzada, existem muitas espécies de abóboras, que podem variar em relação à suas cores, formas e texturas; as principais espécies são: Cucurbita moschata, Cucurbita máxima e Cucurbita pepo. A abóbora pode chegar a pesar 30 kg. Em seu interior, há uma polpa, além de muitas sementes.
A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.
Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas, como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc. Suas sementes, ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Na hora da compra, é aconselhável optar por abóboras sem sinais de ferimentos e que apresentem cascas sem brilho, visto que isso significa que elas já amadureceram.
Na América do Norte, as abóboras são preenchidas por lanternas decorativas para Dia das Bruxas, comemoração típica da cultura anglo-saxônica.
A abóbora é, em termos botânicos, o fruto da aboboreira, uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia e do pepino. Vulgarmente classificada como hortaliça, a abóbora possui diferentes denominações no Brasil, como moranga, na região Sul, e jerimum, na região Norte e Nordeste. Originária da América, a hortaliça fez parte da alimentação de muitos povos, como os astecas, incas e maias.
Graças à polinização cruzada, existem muitas espécies de abóboras, que podem variar em relação à suas cores, formas e texturas; as principais espécies são: Cucurbita moschata, Cucurbita máxima e Cucurbita pepo. A abóbora pode chegar a pesar 30 kg. Em seu interior, há uma polpa, além de muitas sementes.
A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.
Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas, como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc. Suas sementes, ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Na hora da compra, é aconselhável optar por abóboras sem sinais de ferimentos e que apresentem cascas sem brilho, visto que isso significa que elas já amadureceram.
Na América do Norte, as abóboras são preenchidas por lanternas decorativas para Dia das Bruxas, comemoração típica da cultura anglo-saxônica.
Tomate
A Tia Nastácia adora tomate e a Narizinho resolveu contar a história dessa fruta.
Apesar de ser considerado por muitos um legume, o tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. Por muito tempo a fruta esteve entre os alimentos de pouco valor nutritivo, mas isso mudou após a divulgação de algumas pesquisas feitas com o alimento que comprovaram os poderes benéficos e fitoterápicos, fazendo com que o tomate subisse na lista de alimentos ricos em propriedades nutricionais e valores funcionais.
O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do Licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais. No mercado há vários tipos de tomate: Santa Cruz, Caqui, Cereja, Italiano, Saladete, Débora, etc. Pode ser consumido de várias formas:
• Em saladas;
• Purês;
• Molhos;
• Doces;
• Geléias;
• Sucos, etc.
Ao optar por consumir a fruta crua e com casca é importante lavá-la bem em água corrente e deixar de molho em um litro de água filtrada com uma colher de sopa de água sanitária, por aproximadamente 30 minutos, enxaguando, em seguida, com água filtrada. Essa ação não elimina vestígios de agrotóxicos, mas elimina microorganismos que podem estar na casca.
Apesar de ser considerado por muitos um legume, o tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. Por muito tempo a fruta esteve entre os alimentos de pouco valor nutritivo, mas isso mudou após a divulgação de algumas pesquisas feitas com o alimento que comprovaram os poderes benéficos e fitoterápicos, fazendo com que o tomate subisse na lista de alimentos ricos em propriedades nutricionais e valores funcionais.
O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do Licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais. No mercado há vários tipos de tomate: Santa Cruz, Caqui, Cereja, Italiano, Saladete, Débora, etc. Pode ser consumido de várias formas:
• Em saladas;
• Purês;
• Molhos;
• Doces;
• Geléias;
• Sucos, etc.
Ao optar por consumir a fruta crua e com casca é importante lavá-la bem em água corrente e deixar de molho em um litro de água filtrada com uma colher de sopa de água sanitária, por aproximadamente 30 minutos, enxaguando, em seguida, com água filtrada. Essa ação não elimina vestígios de agrotóxicos, mas elimina microorganismos que podem estar na casca.
Figo
Os morcegos comem todos os figos do pomar do Sítio. A Narizinho contou para a turminha tudo o que sabia sobre essa fruta.
Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos.
É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo.
O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído.
O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.
O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.
Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos.
É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo.
O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído.
O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.
O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.
Pitanga
Todos do Sítio tem uma árvore de frutas. A Emília tem uma Pitangueira e a Narizinho resolveu contar a história dessa fruta.
A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro.
A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho.
A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco.
A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades. Contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer.
Pode ser consumida ao natural, em sucos, sorvetes, geléias, vinhos, licores e doces.
A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro.
A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho.
A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco.
A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades. Contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer.
Pode ser consumida ao natural, em sucos, sorvetes, geléias, vinhos, licores e doces.
Sapoti
A Narizinho contou para a turminha a história dessa fruta:
O sapoti, cujo nome científico é Manilkara zapota, pertence à família Zapotaceae. É uma fruta muito saborosa, proveniente da América Central, foi espalhada para outros continentes. É encontrada em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname dentre outros. No Brasil, é encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste, como nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em razão destas localidades possuírem clima tropical, quente e úmido ou seco, favorável ao seu crescimento.
O fruto é rico em vitaminas B, C, ferro, fósforo, cálcio dentre outros, é utilizado em muitas receitas da culinária, consumido ao natural ou na forma de doces, sucos e bolos. A madeira pode ser utilizada em carpintaria.
Suas características envolvem uma casca de cor que varia entre castanho e marrom. A casca é fina e internamente há uma polpa de cor amarelada. Seu tamanho varia entre 3 e 10 centímetros de comprimento. Sua forma pode ser arredondada, achatada ou esférica. Pode haver a presença de até 12 sementes. O sapoti tem diferentes variedades, que incluem os nomes Brow Sugar, Modello, Russel, dente outros.
A planta pode alcançar até 20 metros de altura com tronco ramificado e com folhas que chegam a 15 centímetros de comprimento e 7 de largura. O sapotizeiro adulto produz seus frutos a partir de 5 anos ou mais de vida. Atualmente, o sapoti é estudado pela Embrapa no Brasil e sua produção e comércio são crescentes, possuindo assim grande potencial econômico.
O sapoti, cujo nome científico é Manilkara zapota, pertence à família Zapotaceae. É uma fruta muito saborosa, proveniente da América Central, foi espalhada para outros continentes. É encontrada em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname dentre outros. No Brasil, é encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste, como nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em razão destas localidades possuírem clima tropical, quente e úmido ou seco, favorável ao seu crescimento.
O fruto é rico em vitaminas B, C, ferro, fósforo, cálcio dentre outros, é utilizado em muitas receitas da culinária, consumido ao natural ou na forma de doces, sucos e bolos. A madeira pode ser utilizada em carpintaria.
Suas características envolvem uma casca de cor que varia entre castanho e marrom. A casca é fina e internamente há uma polpa de cor amarelada. Seu tamanho varia entre 3 e 10 centímetros de comprimento. Sua forma pode ser arredondada, achatada ou esférica. Pode haver a presença de até 12 sementes. O sapoti tem diferentes variedades, que incluem os nomes Brow Sugar, Modello, Russel, dente outros.
A planta pode alcançar até 20 metros de altura com tronco ramificado e com folhas que chegam a 15 centímetros de comprimento e 7 de largura. O sapotizeiro adulto produz seus frutos a partir de 5 anos ou mais de vida. Atualmente, o sapoti é estudado pela Embrapa no Brasil e sua produção e comércio são crescentes, possuindo assim grande potencial econômico.
Ingá
O ingá é um fruto comumente encontrado em margens de rios e lagos. Segundo Pio Corrêa, o nome ingá é de origem indígena, que significa “embebido, empapado, ensopado”, devido o aspecto aquoso que envolve as sementes.
São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.
A polpa do ingá é branca, levemente fibrosa e adocicada, rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Frutifica quase o ano todo.
A Dona Benta gostou da história da Narizinho.
São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.
A polpa do ingá é branca, levemente fibrosa e adocicada, rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Frutifica quase o ano todo.
A Dona Benta gostou da história da Narizinho.
Jenipapo
Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central, chega a medir 14m de altura e 60 cm de diâmetro. A fruta de polpa aromática, ácida, de cor marrom clara que chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. Pode ser usada em compotas, doces, xaropes, bebida, refrigerante, licor.
O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite, indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C.
As variedades mais comuns são: jenipapeiro-pequeno, médio e grande, jenipapeiro sem caroço, jenipapeiro com caroço, jenipapeiro sempreflorens, jenipapeiro macho, jenipapeiro fêmea.
A Emília achou engraçado o nome dessa fruta.
O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite, indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C.
As variedades mais comuns são: jenipapeiro-pequeno, médio e grande, jenipapeiro sem caroço, jenipapeiro com caroço, jenipapeiro sempreflorens, jenipapeiro macho, jenipapeiro fêmea.
A Emília achou engraçado o nome dessa fruta.
Cajá-mangá
O cajá-manga é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá-manga também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.
A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão.
O cajá-manga é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro. A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.
Todos gostaram da história.
A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão.
O cajá-manga é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro. A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.
Todos gostaram da história.
Dekobon
O dekopon (Reticulata dekopon) é um fruto híbrido do cruzamento de tangerina Ponkan com targor Kiyomi. Pertence à família das rutáceas e pode ser chamada de dekopon, tangerina dekopon e tangor dekopan.
É uma variedade de tangerina que tem origem japonesa e foi criada em 1972 em Nagasaki. Não possui sementes, é exótica e suculenta, possui poupa bem doce e cor alaranjada. Sua casca é levemente enrugada. Tem uma grande protuberância na parte que fica aderida à planta e um tamanho grande que, na média, pesa aproximadamente 400 gramas, podendo um de seus maiores frutos atingir mais de um quilo. Possui vitaminas B e C e também potássio.
No Brasil, o cultivo de dekopon ainda é recente, sendo Pilar do Sul um dos maiores produtores de dekopon no estado de São Paulo. Chegou ao Brasil na década de 80, trazido por um produtor do sul de Minas Gerais. Foram utilizadas diferentes técnicas até que se conseguisse adquirir um fruto com características ideais. No cultivo há também a utilização de poda para formação rápida da copa e obtenção de maiores frutos.
A colheita ocorre entre os meses de abril e agosto, tendo safras temporãs de setembro a dezembro. As condições necessárias para o plantio envolvem clima ameno, solo bem drenado, fértil, solo profundo e boa disponibilidade de água durante o ano. Os frutos são consumidos in natura, em forma de doces, sucos e geleias.
Todos gostaram da história.
É uma variedade de tangerina que tem origem japonesa e foi criada em 1972 em Nagasaki. Não possui sementes, é exótica e suculenta, possui poupa bem doce e cor alaranjada. Sua casca é levemente enrugada. Tem uma grande protuberância na parte que fica aderida à planta e um tamanho grande que, na média, pesa aproximadamente 400 gramas, podendo um de seus maiores frutos atingir mais de um quilo. Possui vitaminas B e C e também potássio.
No Brasil, o cultivo de dekopon ainda é recente, sendo Pilar do Sul um dos maiores produtores de dekopon no estado de São Paulo. Chegou ao Brasil na década de 80, trazido por um produtor do sul de Minas Gerais. Foram utilizadas diferentes técnicas até que se conseguisse adquirir um fruto com características ideais. No cultivo há também a utilização de poda para formação rápida da copa e obtenção de maiores frutos.
A colheita ocorre entre os meses de abril e agosto, tendo safras temporãs de setembro a dezembro. As condições necessárias para o plantio envolvem clima ameno, solo bem drenado, fértil, solo profundo e boa disponibilidade de água durante o ano. Os frutos são consumidos in natura, em forma de doces, sucos e geleias.
Todos gostaram da história.
Guaraná
Descoberto pelo botânico alemão F. C. Paullini, o guaranazeiro é um arbusto encontrado no Brasil, especialmente na região da Amazônia, e Venezuela. Seu fruto, o guaraná, é relativamente pequeno, possui uma casca vermelha e polpa branca. O guaraná se assemelha muito com a forma de um olho.
Os guaranazeiros se adaptam bem em climas quentes e úmidos, com temperaturas médias de 26ºC. A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. Após isso, os grãos ainda são fermentados e secados, resultando no grão de guaraná torrado.
O guaraná contém um grande teor de cafeína (2 a 5% contra 1 a 2% do café), conferindo a ele, a capacidade de diminuir a fadiga física e mental, produzir uma maior rapidez de raciocínio, entre outras. O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate à cólicas e enxaquecas. O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.
Todos gostaram da história.
Os guaranazeiros se adaptam bem em climas quentes e úmidos, com temperaturas médias de 26ºC. A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. Após isso, os grãos ainda são fermentados e secados, resultando no grão de guaraná torrado.
O guaraná contém um grande teor de cafeína (2 a 5% contra 1 a 2% do café), conferindo a ele, a capacidade de diminuir a fadiga física e mental, produzir uma maior rapidez de raciocínio, entre outras. O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate à cólicas e enxaquecas. O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.
Todos gostaram da história.
Pinhão
A Turma do Sítio queria ter Pinhão no pomar, mas não podem. A Narizinho contou o porque.
O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.
No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil. A Fruta só dá em lugares frios.
O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.
No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil. A Fruta só dá em lugares frios.
Gabiroba
Planta
Árvore que pode atingir até 15 metros de altura, tronco ereto rajado de branco, com copa densa formada por folhas que exalam aroma característico.
Flores pequenas creme-esbranquiçadas.
Regiões de ocorrência
Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
O vitaminado e doce sabor do cerrado
Fonte alimentar para aves, peixes e humanos, a gabiroba é uma frutinha arredondada, verde-amarelada, com uma suculenta polpa verde que envolve várias sementes. Frutifica de dezembro a maio, recheando os cerrados de seu adocicado sabor e vitaminas.
Nativa dos campos cerrados do Centro-Oeste e Sudeste brasileiros, pertence à família das Mirtáceas e nasce naturalmente em terrenos pobres, não necessitando de muitos cuidados. Seu tronco apresenta um belo aspecto de rajado, pois ao longo do desenvolvimento desprende lascas que lhe conferem exuberantes manchas brancas.
O fruto, que constitui o principal recurso oferecido pela planta, pode ser consumido in natura ou utilizado para se fazer doces, sucos e sorvetes, além de servir de matéria-prima para o preparo de um delicioso e bastante apreciado licor.
A madeira tem uso limitado regional na construção civil e é principalmente utilizada como lenha e carvão. A árvore possui conformação ornamental - podendo ser utilizada para arborização em geral, devido a sua beleza quando, de setembro a novembro, se enche de numerosas e pequenas flores brancas, conferindo ao cerrado uma paisagem clara, limpa e relaxante.
O Rabicó foi correndo para o pomar comer a fruta.
Árvore que pode atingir até 15 metros de altura, tronco ereto rajado de branco, com copa densa formada por folhas que exalam aroma característico.
Flores pequenas creme-esbranquiçadas.
Regiões de ocorrência
Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
O vitaminado e doce sabor do cerrado
Fonte alimentar para aves, peixes e humanos, a gabiroba é uma frutinha arredondada, verde-amarelada, com uma suculenta polpa verde que envolve várias sementes. Frutifica de dezembro a maio, recheando os cerrados de seu adocicado sabor e vitaminas.
Nativa dos campos cerrados do Centro-Oeste e Sudeste brasileiros, pertence à família das Mirtáceas e nasce naturalmente em terrenos pobres, não necessitando de muitos cuidados. Seu tronco apresenta um belo aspecto de rajado, pois ao longo do desenvolvimento desprende lascas que lhe conferem exuberantes manchas brancas.
O fruto, que constitui o principal recurso oferecido pela planta, pode ser consumido in natura ou utilizado para se fazer doces, sucos e sorvetes, além de servir de matéria-prima para o preparo de um delicioso e bastante apreciado licor.
A madeira tem uso limitado regional na construção civil e é principalmente utilizada como lenha e carvão. A árvore possui conformação ornamental - podendo ser utilizada para arborização em geral, devido a sua beleza quando, de setembro a novembro, se enche de numerosas e pequenas flores brancas, conferindo ao cerrado uma paisagem clara, limpa e relaxante.
O Rabicó foi correndo para o pomar comer a fruta.
Azeitona
Azeitona é o fruto de uma árvore da família das oleáceas que congrega mais de 30 espécies diferentes. A mais conhecida delas é a Olea europea, ou simplesmente oliveira - uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de troncos retorcidos. A principal característica da oliveira é o seu período de vida, um dos maiores no reino vegetal. Na Espanha, elas alcançam, em média, 300 anos a 400 anos. Algumas chegam até 700 anos. A mais velha delas encontra-se em Atenas, capital da Grécia, e tem mais de 1.200 anos. Diz a lenda que ela é a árvore mais resistente. O que não é bem verdade. A oliveira é sensível ao frio muito intenso. Tanto é que o inverno rigoroso que aconteceu na Espanha em 1956 causou a perda de imensos olivais e de quase toda a colheita de azeitonas daquela época.
Pode-se observar no Mediterrâneo algumas oliveiras silvestres, embora isso seja raro, pois nessa região ela constitui parte da agricultura e cobre importantes áreas de cultivo. Na Espanha, por exemplo, a maioria absoluta dos 2,5 milhões de hectares (6,17 milhões de acres) de plantação de oliva são destinados à produção de azeite, que gira em torno de 550 mil toneladas. Desse total, 37% são exportados. Isso significa que poucas pessoas no mundo têm acesso a tão fina e saudável iguaria. Seria necessário produzir muito mais azeite para que a saúde da população do Mediterrâneo pudesse ser copiada em todo o mundo.
A oliveira é conhecida como a árvore da eternidade e por isso mesmo não pode ser plantada em qualquer lugar. Uma escolha errada significa problema para o resto da vida, porque ela demora 40 anos para alcançar a maturidade. A escolha do local deve ser perfeita, não pode ter ventos fortes nem correnteza de água após o degelo.
Depois, todo cuidado é tomado durante a plantação, germinação e crescimento das árvores, para obter uma oliveira saudável e produtiva. Em condições normais, cada pé de oliva produz de 15 kg a 50 kg de azeitonas.
E para produzir 1 litro de azeite são necessários 5 kg do fruto.
Todos gostaram da história.
Pode-se observar no Mediterrâneo algumas oliveiras silvestres, embora isso seja raro, pois nessa região ela constitui parte da agricultura e cobre importantes áreas de cultivo. Na Espanha, por exemplo, a maioria absoluta dos 2,5 milhões de hectares (6,17 milhões de acres) de plantação de oliva são destinados à produção de azeite, que gira em torno de 550 mil toneladas. Desse total, 37% são exportados. Isso significa que poucas pessoas no mundo têm acesso a tão fina e saudável iguaria. Seria necessário produzir muito mais azeite para que a saúde da população do Mediterrâneo pudesse ser copiada em todo o mundo.
A oliveira é conhecida como a árvore da eternidade e por isso mesmo não pode ser plantada em qualquer lugar. Uma escolha errada significa problema para o resto da vida, porque ela demora 40 anos para alcançar a maturidade. A escolha do local deve ser perfeita, não pode ter ventos fortes nem correnteza de água após o degelo.
Depois, todo cuidado é tomado durante a plantação, germinação e crescimento das árvores, para obter uma oliveira saudável e produtiva. Em condições normais, cada pé de oliva produz de 15 kg a 50 kg de azeitonas.
E para produzir 1 litro de azeite são necessários 5 kg do fruto.
Todos gostaram da história.
Pisadeira
Geralmente é descrita como uma mulher muito magra, com dedos compridos e secos, unhas enormes, sujas e amareladas. Tem as pernas curtas, cabelo desgrenhado, nariz enorme e muito arcado, como um gavião. Os olhos são vermelho fogo, malignos e arregalados. O queixo é revirado para cima e a boca sempre escancarada, com dentes esverdeados e à mostra. Nunca ri, gargalha. Uma gargalhada estridente e horripilante.
Todos gostaram da história.
Todos gostaram da história.
Maldades da Cuca
No episódio O Tesouro, a Cuca também entrou na busca pelo tesouro. Quando descobriu, ela foi logo entrando em ação, atacou todos que estavam na mata, ainda bem que a turma do Sítio venceu a bruxa jogando cocos nela. A Malvada ainda colocou Billy, o pirata dentro do seu caldeirão, além de correr atrás de almofadas e brigar com a Iara.
Assinar:
Postagens (Atom)